Sociedade

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude viajaram de barco até ao Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Após oito horas de viagem pelo rio Douro, a cruz peregrina e ícone mariano (Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços) foram recebidos, no sábado, por centenas de pessoas na Ribeira do Porto, onde vão permanecer por um mês até rumarem a Viseu.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMP) viajaram de barco desde o Peso da Régua (Diocese de Vila Real) até chegarem à Diocese do Porto, onde foram recebidos pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, e a vereadora da Saúde, Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo, entre outras personalidades. A peregrinação subiu, depois, da Ribeira até à Sé do Porto, onde foi celebrada uma missa.

No domingo, os símbolos católicos rumaram à Vigariaria de Gaia Norte e vão estar de regresso ao Porto, nesta quinta-feira, para percorrem vários locais do concelho. A 9 de outubro, último dia da permanência no Porto, está marcada uma concentração no início da Calçada da Vandoma (10 horas), seguida de uma eucaristia na Sé do Porto (transmitida pela Rádio Renascença) e presidida por D. Manuel Linda.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa e apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Estes símbolos estiveram já, desde meados de 2021, em Angola, na Polónia e em Espanha, bem como em várias dioceses portuguesas. No mês de agosto, viajaram também até Idanha-a-Nova para o Acampamento Nacional de Escuteiros, e até Santiago de Compostela, para a Peregrinação Europeia de Jovens.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, que será encerrada pelo Papa e que esteve inicialmente prevista para este ano, mas foi adiada devido à pandemia da Covid-19.