Cultura

Shuttle: estes são os primeiros projetos de internacionalização artística apoiados nesta edição

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Selecionados de um total de 41 candidaturas, os primeiros 10 projetos apoiados pelo Shuttle, programa de apoio à internacionalização artística do Município do Porto, já são conhecidos.

Enquadrados nas quatro áreas do concurso – Artes Performativas, Tradução e Criação Literária e Artístic, Artes visuais e Curadoria, Performance e Composição Musical –, os projetos selecionados neste primeiro período de submissão de candidaturas incluem: “A Hunger Artist”, do Visões Úteis; “Conducting Wire”, de Hilda de Paulo e Tales Frey; “Deusa Náusea/Tour”, de Inês Malheiro; “Estado Límbico”, de FAHR 021.3; “Galinassage”, de Diana de Sousa; “Handicraft as an ancestral practice of resistance, textile sounds from Uganda”, de Susana Santos (Mana Terra); “Livros de Bolso”, da Vai Vem Editora; “oCo | Criação coletiva em continuidade e de intervenção acústica em espaços específicos”, da Sonoscopia; “Reclaiming Magic”, de Sara Castelo Branco e “Silo – Arte e Latitude Rural; Resiliência: Residência Artística”, do coletivo Landra.

Tendo como finalidade financiar despesas conexas à promoção internacional de projetos de artistas, autores e agentes culturais, criados ou desenvolvidos por entidades sediadas no Porto, o Shuttle tem candidaturas em permanência até outubro, contando com um orçamento total de 100 mil euros.

Com um júri composto por Catarina Braga (artista interdisciplinar), Joaquim Moreno (arquiteto, curador e docente na Faculdade de Arquitetura do Porto) e Sofia Gonçalves (designer, fundadora da editora Dois Dias e docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), serão atribuídas bolsas entre 1000 e 7500 euros.

A próxima reunião de avaliação para a atribuição de apoios decorre em junho e contemplará todas as candidaturas submetidas até ao dia 15 desse mês. As candidaturas submetidas após essa data transitam para a terceira e última reunião do ano, a decorrer em outubro.

Criado em 2018, o Shuttle já apoiou até à data 110 projetos, que podem ser consultados na plataforma Pláka.