Cultura

Shuttle encerra edição de 2021 com a atribuição de mais nove bolsas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto aprovou nesta segunda-feira, 22 de novembro, em reunião do Executivo, a atribuição de nove bolsas no âmbito do programa de apoio à internacionalização artística Shuttle.

Os projetos escolhidos, de um total de 17 candidaturas, enquadram-se nas quatro áreas abrangidas — Artes Visuais e Curadoria; Artes Performativas; Performance e Composição Musical; Tradução e Criação Literária e Ensaística — e incluem Abrupt por Berru e Dust Devices da Mera Label; An archaeology of SAAL/Uma arqueologia do SAAL da Ilusão Adiada; err0r_c0de de frescxs100nada; DIY Porto Performance Artists: Index & Scores de Beatriz Albuquerque; IO – Paisagens, Máquinas, Animais do Balleteatro; La Vie Invisible de Raquel Guerra; Russian Cosmism School e publicação Anton Vidokle de Alexandra Balona; VIBRA de JP Coimbra; e WOMB de Paulina Almeida. A seleção esteve a cargo do júri da edição 2021 do programa, composto pelo arquiteto e curador Luís Albuquerque Pinho, a intérprete e coreógrafa Mara Andrade e a artista multidisciplinar Marta Ângela.

Estes nove projetos juntam-se a outros 16 já apoiados, encerrando a edição deste ano do Shuttle, cujo orçamento total foi de 75 mil euros. Lançado em 2018, com vista a apoiar a internacionalização de projetos criados e desenvolvidos por artistas e agentes culturais sediados na cidade do Porto, através de bolsas que variam entre os 1500 e os 7500 euros, o programa já apoiou, à data, um total de 66 projetos, que podem ser consultados no website da plataforma Pláka.