Cultura

Sexta edição do Porto PianoFest apresenta artistas internacionais em vários locais da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_porto_piano_fest_05.jpg

Filipa Brito

Arranca neste domingo mais uma edição do Porto PianoFest, festival que vai decorrer até ao dia 8 de agosto, com concertos em vários espaços da cidade. Este ano o programa do evento tem a novidade de incluir residências artísticas para músicos.

“Vem ouvir pianistas de topo” é o convite da organização do Porto PianoFest, evento que todos os anos reúne na cidade pianistas de reputação internacional, para oferecer concertos e masterclasses.

A programação tem início na tarde deste domingo, com o ciclo Grandes Mestres. O palco da Casa da Música recebe o russo Alexander Kobrin a partir das 18 horas. Na segunda-feira o programa prossegue às 19,30 horas, com José Ramón Mendez a tocar no Conservatório de Música do Porto.

Para terça-feira às 21 horas está marcado um espetáculo inserido no ciclo Artes em Diálogo: o piano de Mariel Mayz e as artes digitais de Taylor Baldwin vão entrecruzar-se na Reitoria da Universidade do Porto.

Numa programação descentrada, o Porto PianoFest viaja até Vila Nova de Famalicão no dia 4, para um recital de piano na Fundação Cupertino de Miranda (19,30 horas). Os recitais de piano do ciclo de Residências Artísticas mudam-se para o espaço World of Wine, em Vila Nova de Gaia, entre quinta-feira e sábado, com duas apresentações – 18,30 e 20 horas.

O encerramento do festival terá lugar no Palácio da Bolsa, no próximo domingo, dia 8, às 19,30 horas. Nuno Marques, diretor artístico do Porto PianoFest, interpretará peças de Bach e Liszt.

O evento coproduzido pela Câmara do Porto tem em 2021 a novidade de introduzir residências artísticas, um retiro pensado para músicos de topo, para que possam preparar-se, estudar e apresentar o seu trabalho ao público.

A participação garante aos artistas um recital a solo num auditório do Porto, uma sala de estudo com piano disponível no Conservatório do Porto, sessões com os professores convidados, ou ainda a gravação profissional audiovisual do concerto a solo.

Fundado em 2016, o Porto PianoFest assume-se como um festival internacional de piano que traz à cidade pianistas de renome a jovens talentos da música. Para mais informações e bilhetes consulte o site.