Cultura

Sessões públicas dos Colectivos Pláka arrancam esta semana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fk_anne_juren_colectivo_plaka

Franzi Kreis

“Anatomias fantásmicas / Fantasmical Anatomies” é o título da primeira performance pública do curso “O clima, a inquietação, a dança / The Climate, The Worry, The Dance” e terá lugar na Galeria Municipal do Porto, no dia 29 de setembro, às 19 horas.

“Para onde vai, persiste e continua a dança? Necessita de corpos ou também pode viajar para lugares imaginários, apropriar-se da fantasia e permitir-nos descobrir dinâmicas desconhecidas, nossas e do mundo?” Partindo destas questões, a coreógrafa e bailarina Anne Juren apresentará uma sessão que pretende ser uma jornada rumo ao desconhecido.

De acesso gratuito, a iniciativa corresponde ao primeiro momento de acesso público do segundo curso do ano do programa Colectivos Pláka, “O clima, a inquietação, a dança / The Climate, The Worry, The Dance”, concebido pelo coreógrafo e escritor Mårten Spångberg. A decorrer na Galeria Municipal do Porto entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro e 12 e 15 de outubro, o segundo momento de apresentação pública, “Companhia, afinidade e união / Companion, Kinship, Alongside”, da responsabilidade da também bailarina e coreógrafa Hana Lee Erdman, terá lugar no dia 13 de outubro, às 19 horas. Segue-se o evento de encerramento, a 15 de outubro, às 17h, que contará com os participantes deste curso que, através de uma espécie de processo de investigação guiado, pretende explorar conjuntamente possibilidades de ecologias alternativas.

O programa completo pode ser consultado no website da plataforma Pláka.