Sociedade

Sessões de educação financeira para maiores de 55 anos com inscrições gratuitas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_programa_aconchego_08.jpg

Filipa Brito

A 4.ª edição dos Laboratórios de Literacia Financeira inicia na próxima segunda-feira, 26 de abril, em formato online e decorre até 12 de julho. A participação é gratuita, com inscrição prévia obrigatória.

A iniciativa acontece no contexto do projeto “Eu e a Minha Reforma”, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda em parceria com o Município do Porto, um projeto que visa promover a capacitação financeira e digital da população com mais de 55 anos.

As sessões realizam-se em formato online às segundas-feiras, das 14,30 às 16,30 horas. Vão abordar temas como: Planeamento e Gestão do Orçamento, Impostos, Seguros, Poupança e suas Aplicações, Serviços Mínimos Bancários, Crédito e Endividamento, Produtos Financeiros, Direitos e Deveres dos Consumidores, Hábitos e Precaução Contra a Fraude e Serviços Financeiros Digitais.

Ao longo das sessões, os participantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos para ajudar a tomar decisões financeiras corretas e informadas no seu dia a dia e a desenvolver competências digitais. O objetivo é que possam beneficiar das “facilidades” de utilização dos serviços digitais, nomeadamente ao nível dos serviços financeiros ao dispor de todos os cidadãos.

A falta de literacia financeira é considerado um problema social na sociedade contemporânea que inibe, significativamente, a qualidade de vida e o bem-estar de segmentos abrangentes e numerosos da população, como é o caso das pessoas mais idosas, conduzindo-os a processos de empobrecimento, segregação e exclusão sociais. Deste modo, combater o problema social do défice da literacia financeira entre esta população é uma prioridade premente e geradora de valor e impacto social positivo.

O Município do Porto, que integra a Rede Mundial das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, desde 2010, tem promovido nas suas políticas o envelhecimento ativo e saudável. O envolvimento em projetos de inovação e empreendedorismo social, como o programa “Eu e a Minha Reforma”, é também uma forma de estimular o acesso às oportunidades que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social da população mais idosa.

O projeto “Eu e a Minha Reforma” é apoiado pela Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu e é fruto de uma parceria entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e os municípios do Porto, Maia, Matosinhos, Maia, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia.

Os interessados devem inscrever-se até ao dia 26 de abril através do e-mail dmcs@cm-porto.pt ou junto da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda através do telefone 226 101 189, ou pelo e-mail eueaminhareforma@facm.pt. O número de inscrições é limitado e registado pela ordem de chegada. É necessário o envio preenchido da ficha de inscrição.