Ambiente

Sessão sobre compras públicas circulares fechou encontro dos parceiros do CityLoops

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Terminou na quarta-feira o encontro que reuniu no Porto mais de duas dezenas de parceiros do CityLoops. Uma sessão dedicada às compras públicas circulares encerrou o programa da visita de estudo, que serviu para a troca de experiências entre as cidades que participam no projeto.

O workshop “Moving forward on public circular procurement” decorreu durante a tarde de quarta-feira, nas instalações da empresa municipal Porto Ambiente, anfitriã do programa dedicado às organizações do consórcio CityLoops e cidades replicadoras para que conheçam as atividades que estão a ser implementadas no Porto pelo cluster local: Município do Porto, Porto Ambiente, Lipor e 2Go Out..

A sessão contou com a intervenção do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que tutela o pelouro do Ambiente e Transição Climática. “O Porto tem de liderar a transição para uma economia circular, e essa liderança é feita dando o exemplo. Os serviços públicos têm a responsabilidade de promover a transição circular através do uso dos dinheiros públicos para adquirir produtos e serviços sustentáveis circulares, e o melhor exemplo que podemos dar é transformar a forma como adquirimos serviços e produtos e ter um impacto positivo no mercado e na qualidade dos serviços”, indicou o vice-presidente da Câmara do Porto.

Para além de apresentar os casos de sucesso do Porto, Filipe Araújo reforçou que “com o lançamento do Roadmap para a Economia Circular, é através das compras circulares que se atingem muitos dos objetivos identificados em 2017.”

A coordenar o workshop estiveram Mervyn Jones e Monica Groeneweg, peritos internacionais no tema de compras públicas, economia circular e sustentabilidade, que trabalham com governos e cidades de vários países com realidades e desafios muito distintos e são responsáveis pelo working package 5 do projeto CityLoops, dedicado a compras públicas circulares.

Ao longo de toda a sessão, Mervyn Jones e Monica Groeneweg foram partilhando a sua experiência: “Para mudar a forma de fazer compras, devemos mudar o tipo de questões que fazemos. Em vez de fazer requisitos técnicos, devemos começar a ter requisitos funcionais, dando liberdade a diferentes empresas de apresentar diferentes soluções inovadoras, inovando também nos critérios sociais e ambientais.”

No final da sessão, Mervyn Jones partilhou com a audiência que “os desafios encontrados no Porto são transversais a toda a Europa e Estados Unidos. Soluções que surjam no Porto poderão ser seguidas e servir de inspiração para o resto da Europa.”

A troca de experiências contou com a participação de trabalhadores dos vários serviços do Município do Porto ligados às compras públicas, bem como de representantes das empresas municipais e também da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.

O projeto CityLoops, liderado pelo ICLEI – Local Governments for Sustainability, financiado no âmbito do Horizonte 2020, assenta na colaboração entre um conjunto de parceiros para a implementação de ações destinadas a promover os modelos de circularidade. O Porto integra o lote de sete cidades europeias piloto do CityLoops, numa participação que tem como tema os resíduos orgânicos, nomeadamente a prevenção da sua produção e a promoção da recolha seletiva no setor residencial, no setor do turismo e em instituições de cariz social.