Cultura

Sessão do Objeto evoca Albino Aroso e uma história de sucesso na saúde pública

  • Notícia

    Notícia

#mno_costa_cmnin_12.jpg

Miguel Nogueira

O Centro Materno-Infantil Dr. Albino Aroso recebe, no sábado, o ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana. A conversa evocará o "pai" do planeamento familiar, mas também objetos e práticas que contam a história da instituição e da administração na saúde pública.

"Pai" do planeamento familiar como ainda hoje o entendemos, o médico Albino Aroso (1923-2013), foi secretário de Estado do VI Governo Provisório e a ele ficou a dever-se a sistematização de medidas que resultaram, em 24 de março de 1976, na primeira legislação sobre planeamento familiar em Portugal.

A Aroso se atribuem também as fundações para esta revolução: em 1967, esteve ligado à criação da Associação para o Planeamento da Família e, dois anos depois, à primeira consulta pública e gratuita de planeamento familiar, no Hospital Geral de Santo António, onde mais tarde veio a desempenhar o cargo de presidente do Conselho de Administração.

A cidade do Porto eternizou já a memória do médico, mas volta a recordá-lo pelas 18 horas do próximo sábado, dia 5, no Auditório do Centro Materno-Infantil Dr. Albino Aroso, onde o ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana convida a conhecer espéculos e vários outros dos dispositivos, instrumentos e práticas médicas que ajudam a contar uma história de êxito na administração da saúde pública no Norte e no país.

À conversa estarão os médicos ginecologistas obstetras Ana Aroso (filha de Albino Aroso) e António Tomé (que trabalhou diretamente com Albino Aroso) e o também médico e Professor Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

A sessão tem, como habitualmente, início às 18 horas e o bilhete custa 2 euros, podendo ser adquirido em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.

Saiba mais sobre o ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana em
www.umobjetoeseusdiscursos.com.

//

Centro Materno-Infantil do Norte Dr. Albino Aroso

Largo da Maternidade de Júlio Dinis