Sociedade

Sessão comemorativa assinala 140 anos do Centro Hospitalar Conde de Ferreira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Centro Hospitalar Conde de Ferreira (CHCF) celebrou 140 anos de atividade, tendo sido o primeiro hospital construído de raiz para a Psiquiatria em Portugal. A Misericórdia do Porto assinalou a data com uma sessão comemorativa na passada sexta-feira, 24 de março.

A vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara do Porto participou na sessão e falou da visão do Município do Porto sobre o papel das autarquias na promoção da saúde mental.

Na sua intervenção, Catarina Araújo sublinhou a importância da promoção da saúde mental, que ocupa papel de destaque no Plano Municipal de Saúde do Porto, no qual se reconhece a necessidade de atuação neste âmbito.

Recorde-se que no eixo dedicado a esta questão estão previstas estratégias que visam a promoção de uma cultura de não violência, de igualdade e não discriminação, no sentido de reduzir o estigma em saúde mental e da violência interpessoal.

Catarina Araújo destacou, ainda, algumas das boas práticas adotadas pela Câmara do Porto em matéria de Saúde Mental dirigidas aos trabalhadores, bem como iniciativas de âmbito mais alargado destinadas à comunidade, como, por exemplo, o Programa Municipal de Promoção de Literacia em Saúde, do Apoiar para Cuidar (programa de apoio dirigido a Cuidadores Informais), das Oficinas de Saúde e das Oficinas de Saúde para Profissionais, entre outros.

Na sessão comemorativa, intitulada “No caminho da inovação, no desafio de cuidar melhor”, participaram o provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, membros da academia, ordens profissionais, instituições da área da saúde mental e órgãos sociais da Misericórdia do Porto.

A cerimónia incluiu, ainda, um momento musical, protagonizado pelo recém-criado grupo coral de doentes desta unidade de saúde. As comemorações do 140.º aniversário terminaram com a deposição de uma coroa de flores na estátua do benfeitor Conde de Ferreira, localizada junto da emblemática frontaria desta unidade de saúde da Misericórdia do Porto.

O Hospital de Alienados

Inaugurado a 24 de março de 1883, o então Hospital de Alienados Conde de Ferreira, assumiu-se, desde logo como um estabelecimento inovador, tornando-se uma referência clínica e académica. Teve como primeiro diretor clínico, António Maria de Sena, responsável pela criação da primeira lei psiquiátrica em Portugal (a denominada Lei Sena), que criou um modelo de organização hospitalar arrojado para o seu tempo. Por esta unidade de saúde passaram alguns dos mais conceituados psiquiatras portugueses: Júlio de Matos, Magalhães Lemos, Bahía-Júnior e Alberto Brochado.

O Centro Hospitalar mantém-se como uma unidade assistencial de referência nacional e internacional na área da Saúde Mental, disponibilizando novas respostas que acompanham o estado da arte em saúde mental, em linha com as recomendações em matéria de ambulatorização e desinstitucionalização.