Turismo

“Servus!” O Porto já é a única cidade portuguesa servida por toda a operação da Lufthansa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O voo OS 446, a descolar do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com destino a Viena, está marcado para as 15h30 deste sábado, 1 de abril. É o primeiro de três voos semanais diretos da Austrian Airlines a unir o Porto e a capital austríaca, uma aposta da Lufthansa que tem na Invicta a única cidade em Portugal a ser servida por todas as companhias do grupo. Já são 12 voos todos os dias.

Para a vereadora do Turismo e Internacionalização, a chegada da Austrian Airlines é “um marco importante”, uma vez que, ao aproximar o Porto, não apenas da Áustria, mas de toda a Europa Central, “é estratégico para a nossa visão de crescimento sustentável do turismo da cidade”.

“Do lazer às viagens de negócios, dos turistas aos investidores, esta nova rota irá abrir novas oportunidades e ambições”, afirmou Catarina Santos Cunha, na apresentação da operação, na manhã desta sexta-feira, na Praia da Luz.

Por outro lado, reforça a vereadora, a aposta da Lufthansa no Porto – são mais 35% de voos e mais 400 mil lugares este verão do que no período pré-pandemia– é o reflexo de como a cidade “vem afirmando o seu estatuto de um dos mais dinâmicos e atrativos destinos na Europa e central na estratégia de crescimentos de companhias de aviação”.

“O Município do Porto está comprometido em manter-se um parceiro estratégico, em apoiar e encorajar o investimento do Grupo Lufthansa no nosso destino, numa viagem de crescimento e de vantagem competitiva”, garantiu Catarina Santos Cunha.

Questionada sobre a estratégia do Município para responder à falta de investimento da TAP no Aeroporto Francisco Sá Carneira, a vereadora do Turismo e Internacionalização afirmou que “estamos a trabalhar arduamente nas alternativas e estamos satisfeitos com o resultado”.

Porto é uma decisão acertada

Com capacidade para 180 passageiros, o Airbus 320 vai voar entre Porto e Viena todas as terças, quintas e sábados, uma operação que, assegura o diretor geral de vendas do Grupo Lufthansa, “já está no sistema para todo o ano, não apenas no verão”. “Somos um parceiro de confiança, isto é para ficar e para crescer”, sublinha Thomas Ahlers.

O responsável mostrou-se perentório em afirmar que “o Porto é a cidade mais importante para o grupo em Portugal” e que a aposta neste destino se prendeu com “o potencial, a oportunidade e o retorno expectável de investimento”.

“O Porto oferece um melhor produto enquanto destino” e já se revela “a decisão acertada”, afirma Thomas Ahlers, sendo que a prova está na quantidade de reservas já agendadas, seja para turismo, seja para viagens de negócios.

Por seu lado, o diretor de experiência de marca da Austrian Airlines , Sebastian Lüttmann, partilhou que a “rápida recuperação” da companhia está a ser investida na missão de “voar livre de emissões em 2050”.

“Muito orgulhoso em assistir a esta primeira ligação entre o Danúbio e o Douro”, o embaixador da Áustria em Portugal, Christoph Meran lembrou a importância da relação entre Portugal e aquele país, nomeadamente no campo dos negócios, mas também no que diz respeito a “recordes diários no turismo”.

Presente na sessão, o cônsul honorário da Áustria, Tomás Moreira, mostrou-se feliz por “milhares de pessoas entre Vigo e Coimbra deixarem de fazer longas escalas” para viajar para destinos na Europa Oriental.

(“Servus” é a palavra em Alemão, popular na Áustria e na Baviera, que significa “Cumprimentos” e pode ser usada para dizer tanto “olá” como “adeus”)