Habitação

Serviços do Balcão da Habitação Acessível apresentados nas juntas de freguesia

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Miguel Nogueira

Inaugurado no final do ano passado, oBalcão da Habitação Acessível veio criar valências e assegurar respostas de âmbito municipal, no que à promoção de soluções habitacionais diz respeito. Para melhor divulgar os serviços disponibilizados na Loja de Cidadão, a Porto Vivo, SRU, tem promovido reuniões de apresentação do projeto em todas as juntas de freguesia, tendo a primeira sido realizada no auditório da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos.

Uma das áreas que merece particular destaque neste serviço de atendimento ao público é a que presta apoio no âmbito do 1º Direito - Programa Nacional de Apoio ao Acesso à Habitação, e que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma casa adequada.

Neste contexto, o Balcão da Habitação Acessível presta informação e apoia os interessados na instrução e acompanhamento de candidaturas que visem, designadamente, a reabilitação de núcleos degradados (ilhas) e de habitação própria e permanente, devidamente enquadradas na Estratégia Local de Habitação do Porto.

Outra opção estratégica de intervenção que pode ser conhecida através do serviço de atendimento da Porto Vivo, SRU, é a do arrendamento acessível, solução que pretende proporcionar às famílias o acesso ao arrendamento habitacional a preços inferiores aos de mercado em todas as freguesias do concelho do Porto.

No Balcão da Habitação Acessível, aberto de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 17 horas, situado na Loja de Cidadão, os interessados poderão ainda obter informação sobre os concursos a decorrer. Em alternativa, os serviços poderão ser contactados através do telefone 222 072 700 (chamada para a rede fixa nacional) ou pelo endereço de correio eletrónico portovivo@portovivosru.pt.