Ambiente

Serviços de Ambiente ensinam como criar um jardim na janela

  • Notícia

    Notícia

#Joana_Tender_bonfim_a_janela_03.jpg

Joana Tender

Há novos vídeos de Educação Ambiental produzidos pelos serviços municipais. Disponíveis no YouTube, os mais recentes episódios ensinam como criar um jardim na janela, e também contam a história de duas irmãs que certo dia deixaram de poder sair de casa.

Esta iniciativa continua a levar até todas as casas episódios virtuais de Educação Ambiental, revelando diversas curiosidades acerca da biodiversidade a pequenos e graúdos.

Não ter um quintal ou uma varanda não é motivo para deixar de usufruir da beleza que só as flores nos dão, e o nono episódio do programa "Biodiversidade em casa" explica como plantar flores para adornar as janelas e ajudar a purificar o ar. Quem preferir pode antes plantar ervas aromáticas para enriquecer o sabor dos seus cozinhados.

Tudo isto através de um processo simples chamado hidroponia, que não precisa de terra. A técnica recorre a utensílios simples e torna possível fazer um jardim em casa.

Está também disponível mais uma das "Histórias com ambiente dentro". Neste episódio, a equipa do Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo brinda a audiência com uma história retirada da estante da biodiversidade: "As irmãs borboleta".

É a história de duas meninas que, de um momento para o outro da sua vida, ficaram privadas de sair da sua casa.

Alice Borboleta e Gabriela Borboleta são duas irmãs gémeas, mas que são muito diferentes. Elas e os seus pais, um dia, deixaram de poder sair de casa. As meninas não compreendiam o que se estava a passar e sentiam saudades do ar livre. Passavam tempos e tempos à janela a olhar os pássaros, à espera de notícias da natureza.

Um dia, Alice e Gabriela sonharam que eram duas borboletas, a voar livres e a pousar nas flores. E, quando acordaram, saltaram de felicidade quando ouviram os pais dizer-lhes que já podiam sair de casa, ir a um parque e apanhar sol. Assista ao vídeo completo AQUI.

Para descobrir os restantes programas virtuais lançados ao longo dos últimos meses, siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.