Cultura

Serralves recebeu quase 700 mil visitantes em 2016

  • Notícia

    Notícia

#pf_serralves_noite.jpg

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, recebeu 682.713 visitantes em 2016, um aumento de 30 por cento face ao ano anterior.
Em termos de estrangeiros, que representam já um quarto do total de visitantes, o número aumentou para 162.064 pessoas, mais 40 por cento comparativamente a 2015.
Os números foram revelados pela presidente do Conselho de Administração da Fundação, Ana Pinho, durante o lançamento da programação de Serralves para 2017.
Uma das novidades, já aqui revelada, é que a exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose" se prolongará por mais seis meses, até 4 de junho. Desde a sua inauguração, a 30 de setembro do ano passado, já visitaram a exposição mais de 95 mil pessoas.
Acentuando o cariz internacional de Serralves, a instituição vai incrementar a itinerância das suas exposições fora de portas, tanto em Portugal, com cerca de 29 exposições previstas, como no estrangeiro, com será o caso de Corpus, de Helena Almeida, a inaugurar no Centro de Arte Contemporânea de Valência, Espanha, em fevereiro.
Suzanne Cotter, diretora do Museu de Serralves, destaca ainda a exposição de Philippe Parreno e a exposição da colecção de Serralves no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional em maio.
Outra das novidades é que o Parque e o Museu de Serralves vão este ano servir de único palco europeu para as obras da prestigiada Bienal de São Paulo. De resto, e pela primeira vez na sua história, o Museu vai organizar uma série de apresentações permanentes da sua Coleção.
Passará a haver uma exposição em permanência que vai mudando de ano para ano, com a de 2017 a ter lugar na ala direita do Museu, sendo dedicada à arte portuguesa dos anos 60 aos anos 80.

Conheça aqui as exposições deste ano em Serralves e os destaques da programação.