Cultura

Serralves em Festa regressa após três anos de interregno

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_casa_serralves.jpg

Filipa Brito

A 17.ª edição do Serralves em Festa acontece este fim de semana. Dirigida a diferentes públicos, de forma gratuita, em diferentes horários e com diferentes expressões artísticas, o evento regressa após um interregno de três anos ditado pela pandemia. A última edição realizou-se em 2019 e recebeu cerca de 250 mil pessoas.

Nos dias 2, 3 e 4 de junho, de sexta-feira à noite até domingo à noite, Serralves recebe uma festa única. Serão 50 horas, non stop, de espetáculos para todos os gostos. Mas a iniciativa estende-se também para o exterior, já esta quinta-feira, 1 de junho, com passagem pela Baixa, zona da Praça dos Leões, Praça Carlos Alberto e Cordoaria, passando ainda pela Igreja da Lapa e o Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia.

No Largo Amor de Perdição (às 10h30), nas praças de Gomes Teixeira (às 17h00) e Carlos Alberto (às 18h30) e no Jardim do Morro, o circo contemporâneo do Groupe Acrobatique de Tanger e Maroussia Diaz Verbèke e as peças "Approach 18/Stairs/Olivier/Touch", de Yoann Bourgeois, e "Une partie de Soi", de João Paulo Santos, animarão as duas cidades. Por sua vez, a Igreja da Lapa, pelas 21h30, receberá o grupo interdisciplinar gamut inc para um concerto de música eletroacústica.

50 horas de espetáculos

Da música, à performance, às artes circenses, à dança e ao cinema haverá uma oferta muito alargada, durante 50 horas. Assim, na música, destaque para as presenças dos 808 State & Michael England, pioneiros do "acid House", Mouse on Mars, Rui Reininho, os sul-africanos BCUC, Oren Ambarchi & João Pais Filipe e o norte-americano Sarathy Korwar.

Nas artes performativas, Serralves em Festa apresenta o espetáculo de circo contemporâneo "FIQ! (Réveille-toi)", do grupo acrobático de Tânger, criado em 2003 por Sonae El Kamouni, e na dança contemporânea, o destaque vai para "The Goldberg Variations", de Michiel Vandevelde, que estará acompanhado de Audrey Merilus e Oskar Stalpaert, que refletem sobre o estado da dança atual, mas também sobre o estado da democracia e sobre diferentes formas de fisicalidade.

"Aqui, Agora, Neste Momento", projeto desenvolvido por Vera Mantero, Elisabete Francisca e Mariana Tengner Barros em torno da improvisação enquanto prática fundamental na área das artes do espetáculo, e "A Barricada", do coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin, são os destaques na dança contemporânea.

Serralves em Festa terá, como sempre, uma programação prevista para as famílias e crianças: "El Gran Final", uma tragicomédia que baseia a sua essência no reencontro de dois palhaços, separados há muitos anos na sequência da eclosão de uma guerra civil, da companhia Bucraá Circus, e "Gnoma", um espetáculo de marionetas sobre o desafio da amizade e da tolerância e sobre as novas estruturas familiares.

STCP reforça ligações

Para as deslocações até Serralves, a STCP vai assegurar ligações contínuas em autocarro, mesmo durante as madrugadas de sábado (3 junho) e domingo (4 junho). Assim, haverá um reforço das linhas envolventes e um serviço vaivém que liga Serralves à Boavista, mais concretamente ao Metro Casa da Música durante o dia, e aos Aliados durante a noite e madrugada.

Articulado com a linha 203 (Marquês-Castelo do Queijo), o serviço vaivém garante uma frequência de pouco mais de 20 minutos, entre as 9h00 e as 14h00, nos dois dias. A partir das 14h00 e até às 21h00, o serviço será reforçado, permitindo uma frequência de apenas 10 minutos neste trajeto, que liga os espaços da Fundação de Serralves ao metro, estacionamentos e outras linhas de autocarro.

No domingo, o serviço especial prolonga-se das 21h00 até às 23h00, já após o encerramento do evento, neste período com uma frequência de 15 minutos, para garantir o transporte “de regresso a casa” aos últimos visitantes.

Na sexta-feira à noite e madrugada de sábado, o Vaivém ligará Serralves aos Aliados, numa operação articulada com a linha 502 (Bolhão-Matosinhos Mercado), garantindo uma frequência de 25 minutos entre as 21h00 de sexta-feira e a 1h00 de sábado. A partir daí, até às 6h00, passa a ser garantida uma frequência de 60 minutos neste serviço.

Na noite e madrugada seguintes, de sábado para domingo, entre as 21h00 e a 1h00, haverá uma frequência de 15 minutos, entre Serralves e os Aliados, e, entre a 1h00 e as 6h00, com uma frequência de 60 minutos, assegurando sempre a ligação à rede da madrugada, que permite chegar a todos os principais eixos da cidade do Porto e aos cinco outros concelhos servidos pela STCP (Vila Nova de Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo).

Nos horários em tempo real, o serviço especial estará identificado como "Shuttle".