Ambiente

Serralves e CIIMAR convidam para uma conversa online sobre a potencialidade do mar para a produção de medicamentos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_A_Quimica_Secreta_dos_Oceanos.JPG

DR

A importância dos oceanos para a produção de novos fármacos em todo o mundo vai ser o tópico da conversa informal “A Química Secreta dos Oceanos”. A iniciativa, inserida nas “Conversas com Ciência” promovidas por Serralves e pelo CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), é gratuita e decorre online neste domingo.

O mote que demonstra a pertinência do tema está lançado pela organização: “À medida que se foi explorando a vastidão dos oceanos, ficou claro que os inúmeros organismos que os habitam – desde as águas costeiras até às fossas mais profundas – representam um extraordinário reservatório de novas moléculas. Estas são por vezes muito diferentes das que se encontram em ambientes terrestres, sendo usadas como fármacos por todo o mundo, embora nos encontremos ainda no início de um longo caminho de descoberta da química que se esconde nos oceanos”, refere em comunicado.

O anfitrião da conversa “A Química Secreta dos Oceanos” é Pedro Leão, investigador principal do CIIMAR, onde lidera a equipa de investigação “Cyanobacterial Natural Products”.

“Conversas com Ciência” é uma parceria de Serralves e do CIIMAR. Todos os meses, a comunidade é convidada para uma conversa informal com um investigador. “Estas sessões visam aproximar a comunidade à ciência através do conhecimento do trabalho desenvolvido pelos investigadores do centro”, nota a organização.

A conversa deste mês acontece no domingo, dia 24, às 10,30 horas. A participação é gratuita, mas implica inscrição através do e-mail a.silva@serralves.pt (o link de acesso será enviado posteriormente).