Cultura

Serralves apresenta sábado a obra performativa "Doug"

Este sábado, às 17 horas, a Biblioteca de Serralves recebe "Doug", uma obra performativa composta por nove canções para seis vozes, que valeu à sua autora, a canadiana Janice Kerbel, a nomeação para o Turner Prize em 2015.

A performance será apresentada no contexto da exposição "Everything is About to Happen (Porto): Livros e edições de artista".

As nove canções da peça correspondem a nove movimentos que, ao longo dos seus 25 minutos de duração, vão esboçando uma sequência de eventos infelizes protagonizados pelo azarado Doug. As vozes, ritmos, letras e estrutura das canções vão contando uma história coreografada de desastres imaginados e traduzem em forma de música os azares que acontecem a Doug.

Janice Kerbel nasceu em Toronto, Canadá, em 1969. Formou-se em antropologia cultural antes de se dedicar ao estudo de belas artes e mudou-se depois para Londres, onde ainda reside, para completar o mestrado no Goldsmiths College, Universidade de Londres.

Desde cedo, as obras de Kerbel são marcadas por um investimento em meses, ou mesmo anos, de pesquisa e podem tomar a forma de gravações áudio, performances ou material impresso. Os seus trabalhos retêm influências de vários campos como a botânica, a arquitetura ou o desporto, sempre unidos pela preocupação com o detalhe e pelos jogos cuidados entre factos e ficção.

Desde o final dos anos 1990, Kerbel expôs em galerias e Museus como a Tate Britain, ICA de Londres, Kunsthalle Wien e Whitechapel Gallery e participou em inúmeras mostras coletivas e em bienais. Além de "Doug", que agora apresenta em Serralves (e que foi uma encomenda da The Common Guild, uma instituição artística de Glasgow, Escócia), os seus trabalhos recentes incluem "Kill the Workers!"; "Ballgame", Sheffield Festival (2008); "Remarkable", para a Frieze Projects (2007) e "Nick Silver Can't Sleep", uma encomenda de 2006 da organização de arte pública Artangel e da BBC Radio 3, apresentada na Art Now Live, Tate Britain, em 2007.

Aceso: mediante aquisição de bilhete para o Museu.