Sociedade

Série “Santiago” apresentada em antestreia na Casa da Música

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

"Santiago", a nova série da Opto (plataforma de streaming da SIC), foi apresentada, em antestreia, esta segunda-feira, na Casa da Música. Trata-se de um thriller, de oito episódios, centrado num serial killer – a narrativa divide-se entre Portugal e Espanha – e foca-se nos caminhos de Santiago de Compostela. O Porto foi um dos locais de passagem das filmagens da série, criada e escrita por Diogo Brito, Inês Braga e César Mourão.

Na presença do elenco de atores, do CEO do Grupo Impresa, Francisco Pedro Balsemão, do diretor geral de programas e entretenimento da SIC, Daniel Oliveira, de vereadores dos executivos da Câmara do Porto e de Matosinhos, do presidente da Assembleia Municipal do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, coube a César Mourão, guionista e produtor de "Santiago", apresentar a série, que irá para o ar na próxima sexta-feira, na plataforma de streaming da SIC.

O vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto revelou que, "desde a primeira hora, o Município do Porto disse sim a este projeto. Porque este "caminho" representa a vontade que todos temos de nos ligarmos ao mundo, a partir do Porto". Para Ricardo Valente, "Santiago" dá "luz ao decor urbano em que decorre, numa cidade com uma qualidade de vida que foi reconhecida pela Monocle Magazine, como a melhor pequena cidade do mundo para se viver, em 2021".

"Este 'Santiago' é, a partir de agora, mais um produto que vemos como PORTONAUTA, pois representa o aliar da vontade de fazer acontecer, a ambição de gerar um produto de escala internacional, com a nossa essência de território que trata todos e os faz sentir comunidade. Isto é o ser, a alma do Porto", acrescentou.

"Santiago" é um thriller, de oito episódios. A ação decorre ao longo da costa norte de Portugal até à cidade de Santiago de Compostela. No Porto, as filmagens decorreram em locais como a Sé, a Igreja de São Francisco, as ruas da Ribeira e Miragaia e o Albergue de Peregrinos da cidade.

Bárbara Branco é uma das atrizes principais, sendo que o elenco inclui ainda nomes como Lúcia Moniz, Ivo Canelas, Vera Alves, Leonor Vasconcelos, Carla Maciel, Carlos Blanco, José Pimenta, entre outros. O realizador é Pedro Varela, com quem César Mourão já trabalhou em “Esperança”. “Santiago” sucede a “Volto Já” e “Futre – O Primeiro Português”, outros projetos de César Mourão para a Opto.