Ambiente

Separar o lixo nas festas populares é a "peça que falta" para a CAIS

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Sabendo como os eventos públicos dão, habitualmente, origem a uma grande produção de resíduos, a LIPOR e os municípios que a compõem voltaram a lançar a campanha solidária "Os seus resíduos podem ser a peça que falta". O lixo separado deu lugar a donativos traduzidos em equipamentos/bens e, esta semana, o vice-presidente da Câmara do Porto foi à CAIS entregar a "peça que faltava".

A associação foi a entidade escolhida pelo Município do Porto para beneficiar do donativo obtido através do serviço de recolha seletiva durante as festas de S. João e de Nossa Senhora da Saúde, em 2022.

A recolha de oito toneladas de resíduos recicláveis foi convertida em dinheiro, que permitiu comprar e entregar materiais e equipamentos como um cortador de rolos, uma guilhotina, resmas de papel reciclado e selo branco de mesa.

A iniciativa da LIPOR convida cada município a escolher festas ou romarias, que acontecem no seu território e que sejam fonte de grande produção de resíduos. Para cada um dos eventos, foi disponibilizado um serviço de sensibilização e operacionalização, neste caso assegurado pela Porto Ambiente, que pressupões a entrega, aos comerciantes, de sacos para a correta deposição de resíduos.

No decorrer das festas, as ações de sensibilização procuraram envolver todos os cidadãos na iniciativa, motivando a entrega correta dos resíduos no ecoponto.

Durante a visita, Filipe Araújo, que também tutela o Ambiente e a Transição Climática, ficou a conhecer de perto o trabalho que a CAIS desenvolve em matéria de transformação de resíduos, nomeadamente através da CAIS Recicla.

Este projeto de capacitação de pessoas em situação de pobreza e exclusão social é uma oficina criativa "reduz o desperdício e transforma vidas". Através da reutilização de desperdícios cedidos por empresas parceiras, são produzidas, pelas mãos dos utentes, peças de "eco design" para comercialização, "aumentando as oportunidades para o exercício de uma cidadania ativa e para melhor preparar [estas pessoas] para o mercado de trabalho".