Sociedade

Seniores visitaram Museu e Igreja da Misericórdia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Mais de meia centena de pessoas idosas puderam apreciar a beleza arquitetónica e religiosa do Museu e Igreja da Misericórdia (MMIPO). A visita inseriu-se no projeto municipal "O Porto é lindo! – Roteiros Turísticos +65", que, mensalmente dá a conhecer, através de visitas guiadas pelo património da cidade, experiências de interesse e enriquecimento cultural, mas também de socialização e de cidadania aos seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da cidade.

A acompanhar o grupo esteve o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, e o mesário do culto e cultura da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Francisco Ribeiro da Silva, acompanhados do diretor do MMIPO, Pedro Nunes.

O vereador da Coesão Social destacou "a crescente adesão que este programa municipal tem tido por parte das pessoas com mais de 65 anos, uma vez que reconhecem a excelência dos locais escolhidos para as vistas". "'O Porto é lindo! – Roteiros Turísticos +65' proporciona uma ocupação do tempo livre dos munícipes, aumentando o nível de socialização entre todos. É impossível ficar indiferente ao espírito que se vive nesta iniciativa, valorizando o vasto património da cidade", acrescentou Fernando Paulo.

gco_o_porto_e_lindo_2024_28.jpg

Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas

O projeto municipal tem como objetivo proporcionar às pessoas idosas da cidade uma ocupação do seu tempo livre, com qualidade, incrementando o seu nível de socialização e participação, utilizando o património móvel, imóvel, cultural e sacro, como ferramenta de enriquecimento cultural, socialização e valorização dos tempos livres.

Destinado a pessoas com mais de 65 anos, este projeto proporciona visitas guiadas temáticas em diferentes áreas, património e equipamentos da cidade, promovendo o seu reencontro com a cidade, palco de toda ou de parte das suas vidas. Está incluído no Plano de Ação 2023-2025 "Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas".

Para o projeto foram considerados 23 equipamentos da cidade, agrupados em quatro percursos temáticos: “Igrejas com História e com Estórias”, “Equipamentos Históricos, Monumentais, Patrimoniais e Culturais”, “Novos Equipamentos Marcantes na Cidade” e “Equipamentos Paisagísticos e Ambientais”.