Sociedade

Seniores visitam Serralves em dia especial dos avós

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Em Dia dos Avós, Maria Alberta Canizes estava duplamente feliz: avó de dois gémeos, de oito meses, participou, em data especial para si, na visita ao museu, jardins e casa de Serralves, que decorreu, esta quarta-feira, no âmbito d’ "O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos +65", um programa municipal "muito bem pensado para quem já viveu muito", confessa.

Maria Alberta Canizes fez parte de um conjunto de 40 seniores que visitou Serralves, esta quarta-feira. Frequentadora habitual daqueles espaços reconhece, no entanto, que "com esta visita, aprendi coisas para as quais ainda não tinha sido despertada".

Sobre o programa municipal deixa uma sugestão: "É uma iniciativa muito bem pensada, com critério na escolha dos lugares a visitar e que nos trazem mais conhecimento, mas também podem incluir coisas novas, que nos motivem" porque, afinal, e fazendo paralelismo com o Dia dos Avós, "é do entrosamento entre a sabedoria dos mais velhos e a novidade que os mais novos trazem que podemos ter uma sociedade melhor".

José Carlos Monteiro é também participante habitual d’ "O Porto é Lindo". No seu caso, já conhecia Serralves, mas nem por isso deixou de se inscrever. "São momentos de convívio e embora possamos conhecer os sítios há sempre alguma coisa que descobrimos de novo", diz.

Mais de 800 seniores já abrangidos em 2023

Só este ano, e até à data, marcaram presença no programa municipal mais de 800 seniores, provenientes de instituições ou das inscrições para o público sénior em geral. Foram já realizadas 26 visitas a diferentes equipamentos da cidade. Até ao final do ano, serão concretizadas, pelo menos, mais 20 visitas, com a previsão de participação entre 550 a 600 seniores.

"Temos feito um esforço de divulgação deste programa porque, de facto, o Porto tem uma população sénior bastante significativa. O Município deve aprofundar o trabalho nesta área para que essa mesma população tenha uma vida ativa plena e seja feliz na sua cidade", sublinhou o vereador da Coesão Social, que acompanhou o grupo.

E a visita a Serralves é só um exemplo das "atividades que a cidade oferece, a nível do bem-estar cultural e social", acrescentou Fernando Paulo.

Uma vez por mês, este projeto municipal de valorização dos tempos livres, dirigido aos seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Porto, abre-se aos cidadãos seniores em geral, proporcionando aos participantes, através da realização de visitas guiadas pelo património da cidade, experiências de grande interesse e enriquecimento cultural mas também de socialização e de cidadania.