Sociedade

Seniores visitam os Paços do Concelho no âmbito do projeto “O Porto é Lindo!”

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

“Foi uma surpresa agradável quando soube que viríamos aqui porque esta é uma casa que conheço bem”. João Roças não disfarçava o contentamento por regressar aos Paços do Concelho, local onde trabalhou durante 46 anos, como motorista. “Outros tempos…”, atirou, entre recordações de pessoas e sítios, ao serviço da autarquia.

“Esta também é a vossa casa, é o símbolo da nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara, Rui Moreira, durante a receção aos seniores da Obra Social Nossa Senhora da Boa Viagem, cerimónia inserida na primeira visita organizada no âmbito da reativação d’ “O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos + 65”. Presente esteve também o vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo.

O projeto, implementado pelo Município, através do Departamento Municipal de Coesão Social, em 2018 (esteve suspenso em 2020 e 2021 devido à pandemia), tem como objetivo proporcionar aos munícipes com mais de 65 anos uma ocupação do seu tempo livre, utilizando o património móvel, imóvel, cultural e sacro como ferramenta de enriquecimento cultural e de fortalecimento de espírito de cidadania “à moda do Porto”.

Proporciona visitas guiadas a 21 equipamentos da cidade, agrupados em quatro percursos temáticos: “Igrejas com história e com estórias”; “ Equipamentos Históricos, Monumentais, Patrimoniais e Culturais”; “Novos equipamentos marcantes na cidade” e “Equipamentos Paisagísticos e Ambientais”.

Mais de mil seniores contemplados

Para além dos Paços do Concelho, os participantes vão poder visitar, entre outros locais, o conjunto arquitetónico dos Clérigos, a Sé Catedral, a Biblioteca Pública Municipal, o Museu do Carro Elétrico, a Casa da Música, o Museu e Estádio do Dragão ou os jardins do Palácio de Cristal.

Este ano, 40 instituições já se inscreveram no programa municipal, contemplando cerca de mil seniores. Nesta primeira fase, será dedicado um dia por semana (quartas-feiras) a esta atividade, contemplando cerca de 50 pessoas por semana.

Hoje, 16 seniores e cinco acompanhantes da instituição localizada na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos tiveram oportunidade de conhecer os espaços mais emblemáticos dos Paços de Concelho, como o átrio, a sala das sessões ou a Sala D. Maria. A visita acabou na varanda, “onde esteve o nosso ‘Porto’”, comentava-se entre os seniores.

Quem não vai esquecer a visita é Clementina: “Não contava com esta idade [86 anos] vir cá pela primeira vez. Afinal, nunca é tarde para se conhecer”.