Seniores ficam a conhecer história entre as paredes do Tribunal da Relação
Porto.
Notícia
No lugar onde a cidade frequentava o seu Mercado do Peixe, ergue-se o monumental edifício onde funciona o Tribunal da Relação do Porto. Em mais um roteiro turístico “O Porto é Lindo!”, um grupo de seniores pôde conhecer a história de que é feita o Palácio da Justiça. As visitas gratuitas a equipamentos históricos da cidade prosseguem ao longo do ano.
O grupo, recebido pelo vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, e pelo presidente do Tribunal da Relação, José Igreja Matos, era composto por beneficiários dos programas “Estamos Juntos – Teleassistência” e do “Aconchego”, que fazem parte do plano de ação “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas”.
Durante uma tarde, foi apresentado aos idosos o trabalho assinado por Rodrigues Lima, reflexo da estética arquitetónica e plástica do Estado Novo, mas também local onde figura um “programa artístico que, em muitos aspetos, rompe com o formalismo “oficial”, envolvendo um conjunto notável de artistas que se vinham afirmando e revelando, e são hoje de incontornável referência”. Da visita, fez ainda parte o Museu do Conflito, recentemente inaugurado.
Esta visita ao Tribunal da Relação do Porto está enquadrada no percurso “Equipamentos Históricos, Monumentais, Patrimoniais e Culturais”, que já proporcionou momentos no Batalha Centro de Cinema ou mesmo nos Paços do Concelho.
“O Porto é lindo! – Roteiros Turísticos +65” tem como objetivo proporcionar às pessoas idosas da cidade uma ocupação do tempo livre, com qualidade, incrementando o seu nível de socialização e participação, utilizando o património móvel, imóvel, cultural e sacro, como ferramenta de enriquecimento cultural, socialização e valorização dos tempos livres.
O projeto proporciona visitas guiadas temáticas em diferentes áreas, património e equipamentos da cidade, promovendo o seu reencontro com a cidade do Porto, palco de toda ou de parte das suas vidas.