Cultura

Seniores fazem-se atores e mostram quem são no palco do Campo Alegre

  • Notícia

    Notícia

#fib_Projeto_Quem_Sou_Eu_05.jpg

Porto.

O palco do Teatro Municipal no Campo Alegre recebe, hoje e amanhã, o espetáculo "Quem sou eu?", resultante de um projeto de criação e de expressão artística com uma componente de coesão social. O seu principal objetivo é trabalhar as estórias de vida da população mais idosa da cidade do Porto, servindo-se das marionetas como veículo de inclusão.

Criado em 2018, no âmbito da adesão do Município do Porto à Rede Mundial da Cidades Amigas das Pessoas Idosas, e dinamizado em parceria com o Teatro de Marionetas do Porto, o projeto "Quem sou eu?" surge da forte motivação para trabalhar com comunidades mais idosas numa perspetiva de sensibilização artística e de inclusão social. É um olhar sensível sobre a população, sobre o território da cidade, uma viagem através da memória das pessoas idosas, à procura do belo que há em cada um.

Com direção artística da coreógrafa Isabel Barros, este projeto de integração social e de realização pessoal, dinamizado como experiência-piloto no território de Campanhã e entretanto alargado à freguesia do Bonfim, inspira-se nas estórias de vida desta população e trabalha-as através da expressão artística e do uso de marionetas, culminando o trabalho desenvolvido com apresentações públicas como as das noites destas quarta e quinta-feira, sempre às 21 horas.

O trabalho artístico, orientado pelo Teatro de Marionetas, passa pelo desenho da marioneta, do figurino, escrita, modelação da marioneta, trabalho de voz/texto, técnicas de manipulação, trabalho físico e improvisação, na direção de um processo criativo muito semelhante ao desenvolvido pela equipa de Marionetas do Porto nas suas criações.

A primeira edição, em 2018, desenvolveu-se ao longo de meio ano com ensaios semanais que decorreram na Quinta de Bonjóia, sendo o trabalho apresentado no Festival Internacional de Marionetas do Porto com os participantes dessa edição, designadamente 14 idosos da zona Oriental da cidade, provenientes das instituições de Campanhã que aderiram ao desafio: Obra Diocesana de Promoção Social - Cerco do Porto, São João de Deus e Machado Vaz, A Benéfica e Previdente Associação Mutualista, Centro Social e Paroquial Senhora do Calvário e a Associação Nun'Álvares de Campanhã. Desta primeira edição resultou ainda a produção de um CD.

Agora, a segunda edição, que é mais um reforço do trabalho do Porto enquanto cidade amiga dos idosos, culmina também com uma apresentação pública à comunidade e conta com a participação de 13 idosos das freguesias de Campanhã e Bonfim, em parceria com as seguintes instituições: Benéfica e Previdente - Associação Mutualista, Senhor do Bonfim Associação de Solidariedade, Centro Social Paroquial de Apoio à Infância e 3ª Idade da Senhora do Calvário, Obra Diocesana de Promoção Social - Centro Social São João de Deus e Centro Social de São Roque da Lameira Bairro Engenheiro Machado Vaz.

+info: Teatro Municipal do Porto