Urbanismo

Semana do PDM debate o futuro da cidade em cinco grandes sessões temáticas

  • Notícia

    Notícia

#mno_desenvolvimento_urbano.jpg

É já a partir da próxima segunda-feira que arranca a Semana do PDM, uma iniciativa inédita promovida pela Câmara do Porto que visa dar conhecimento a toda a cidade dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da revisão do atual PDM (Plano Diretor Municipal). De 7 a 11 de maio, contando com a intervenção de especialistas em diferentes áreas, há bons motivos para não ficar em casa e participar no projeto que vai desenhar o futuro da cidade do Porto. 

O Município do Porto pretende envolver toda a população na Semana do PDM. Apostada neste objetivo, optou por descentralizar as cinco sessões do programa, em diferentes espaços autárquicos espalhados por toda a cidade.

Na próxima segunda-feira, dia 7 de maio, às 21,30 horas, apresentam-se os relatórios realizados para a área do Ambiente, na Junta de Freguesia do Bonfim. Nesta sessão, está confirmada a presença do professor Paulo Farinha Marques, da equipa do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), responsável por caracterizar a Estrutura Ecológica e Biodiversidade do Porto. Já pelo CEGOT (Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território), a equipa da professora Teresa Sá Marques, fica encarregue de expor os resultados do estudo da Caracterização Biofísica, bem como a avaliação do Clima e do Ambiente Urbano.

No dia seguinte, novo encontro marcado às 21,30 horas, desta feita na Junta de Freguesia de Campanhã, para tornar públicos os trabalhos da revisão do PDM no que diz respeito ao Património Cultural e Dinâmicas Urbanísticas. Do CEAU (Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo), o grupo do professor Francisco Barata fará uma exposição sobre os Valores Patrimoniais, enquadrados em diferentes lógicas urbanísticas. Da Divisão Municipal de Planeamento e Ordenamento do Território (DMPOT) serão fornecidas estatísticas relevantes sobre a Habitação e expostas as Dinâmicas Urbanísticas em curso. Esta reunião conta ainda com o contributo do arquiteto Manuel Fernandes de Sá, que fará uma análise "retrospetiva" do PDM em vigor desde 2006.

Quarta-feira à noite, no mesmo horário, o tema em debate será mais vasto: Pessoas e Atividades. O encontro, marcado para o Polo de Massarelos da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, junta a equipa do CEGOT com o GETIN (Grupo de Estudos em Território e Inovação) da Universidade de Aveiro. A finalidade é apresentar Cenários Demográficos a longo prazo: de 2015 a 2040. Também a Divisão Municipal de Planeamento e Ordenamento do Território entrará novamente em campo para fazer uma síntese da caracterização de Pessoas e Atividades no Município do Porto. Ainda no mesmo fórum, a equipa do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território fará uma segunda intervenção, para lançar a reflexão sobre a Ocupação Funcional, implícita nas Dinâmicas Territoriais e Centralidades.

Na penúltima sessão, agendada para o dia 10 de maio, também às 21,30 horas, na Junta de Freguesia de Paranhos, o debate será dedicado à Mobilidade, Transportes e Ocupação de Solos. Conta com a participação do Eng. António Babo, para avaliar o Sistema de Transportes e com os elementos da Divisão Municipal de Planeamento e Ordenamento do Território para darem uma perspetiva ampla sobre a Ocupação dos Solos.

Sexta-feira, dia 11 de maio, a última sessão terá lugar na Câmara do Porto às 11 horas. Neste quinto e último encontro da Semana do PDM, Rui Moreira e a sua equipa de vereadores irão apresentar A Visão de Futuro para a Cidade, considerando a conclusão da fase dos trabalhos de caracterização e de diagnóstico levados a bom porto.

Consulte o programa da Semana do PDM aqui.