Economia

Semana de Reabilitação Urbana arranca amanhã com debate sobre o futuro da cidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_gruas_baixa_urbanismo_01.jpg

“Economia, financiamento e cidade – Onde está o futuro?” é o tema escolhido para o debate inaugural da Semana de Reabilitação Urbana, que começa já nesta terça-feira, em formato digital. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, dá as boas-vindas na sessão de abertura, com início às 10 horas.

À oitava edição da iniciativa, um debate que nunca se imaginou promover. Com o mundo a viver uma crise sanitária sem precedentes para esta geração, a Semana de Reabilitação Urbana do Porto abre com foco nas problemáticas que a pandemia veio, inevitavelmente, transportar para o setor económico.

Na primeira mesa redonda, marcada para as 10,25 horas de amanhã, a discussão irá incidir sobre as consequências deste tempo de incertezas na cidade e no mercado imobiliário, sem esquecer que há um pacote financeiro europeu à espreita, de uma dimensão nunca antes conhecida. Serão as propostas do país as melhores para fazer uso da “bazuca”? E de que forma podem os municípios condicionar os projetos do Governo português? Estas e outras questões serão certamente levantadas pelo painel “Economia, financiamento e cidade - Onde está o futuro?”, com introdução a cargo da administradora do Banco de Portugal, Ana Paula Serra.

Moderada por António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária, publicação que promove a iniciativa, a sessão terá como intervenientes o vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, o presidente da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, Manuel Reis Campos, o economista Fernando Freire de Sousa (ex-presidente da CCDRN - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, e o presidente da APEMIP - Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, Luís Lima.

A abertura do evento propriamente dita será feita pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que dará as boas-vindas aos participantes a partir dos Paços do Concelho, local de onde todos os debates vão ser emitidos.

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que detém o Pelouro da Inovação e Ambiente, e vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, estão ainda entre os oradores convidados do evento.

Com organização da Vida Imobiliária e da Promevi, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto e patrocínios de várias empresas e instituições.

+ info: VIII Semana de Reabilitação Urbana