Mobilidade

Semana da Mobilidade e Ano do Transporte Ferroviário apanham comboio com viagens a 1 euro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_estacao_sao_bento.jpg

Miguel Nogueira

A ideia é passar “Um dia com o comboio” e, assim, ajudar a retirar mais de 850 carros das estradas. Em plena Semana Europeia da Mobilidade e Ano Europeu do Transporte Ferroviário, quem escolher deslocar-se nos comboios urbanos do Porto paga apenas um euro nas viagens de ida e volta. A campanha está em vigor durante todo o dia de amanhã, 20 de setembro.

“Pretende-se sensibilizar para a importância da ferrovia na economia, na sociedade e no ambiente”, diz a Infraestruturas de Portugal, um dos parceiros da iniciativa. A ação inclui a divulgação e a sensibilização para as vantagens da utilização da ferrovia no transporte de passageiros, assim como de mercadorias.

A oferta de bilhetes a um preço reduzido está disponível para viagens na CP – Comboios de Portugal, nos comboios urbanos do Porto, Coimbra e Lisboa, e na FERTAGUS em toda linha.

Em 2021, a Semana Europeia da Mobilidade reúne um conjunto de pelo menos 2.902 cidades de 51 países em torno da promoção de mudanças comportamentais por uma mobilidade ativa, pela utilização dos transportes públicos e por soluções de deslocação limpas e inteligentes. O tema da 20.ª edição é “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”.

O Ano Europeu do Transporte Ferroviário acontece para “destacar o papel da ferrovia enquanto fator de coesão territorial e social” e viaja na mesma carruagem do Pacto Ecológico Europeu, que “dá primazia aos meios de transporte mais limpos, baratos e saudáveis, nos quais se inclui o comboio”.