Sociedade

Semana académica arranca logo após a meia-noite de domingo e terá reforço do transporte público

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_queima_2018_09.JPG

Miguel Nogueira

O arranque da Queima das Fitas está marcado, como manda a tradição, para o primeiro domingo de maio, às 00,01 horas, com a Monumental Serenata, no Largo Amor de Perdição. A emblemática festa dos estudantes da Academia do Porto está de regresso ao Queimódromo, mas também às ruas e salas de espetáculo da cidade, de 1 a 7 de maio.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) assegura a mobilidade eficiente e sustentável entre a Trindade/Hospital de S. João e o Queimódromo. Os estudantes vão poder usufruir do serviço de vaivém, entre os dias 1 e 7 de maio, ao longo de toda a noite e madrugada, constituindo-se como um acréscimo à operação regular da operadora.

Com este serviço, a STCP volta a promover a proteção ambiental, através do transporte em autocarros movidos a gás natural, o que possibilita aos passageiros uma mobilidade mais eficiente, sustentável, confortável e inteligente, constituindo uma alternativa ao transporte individual, nomeadamente em resposta à campanha "se beber, não conduza", da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Nesta edição, o Queimódromo abre as portas às 20 horas, a partir do segundo dia do evento. Nesse sentido, a partir das 19 horas, a STCP irá ainda reforçar a oferta da seguinte forma:

- as linhas do serviço regular 200 (Bolhão-Castelo do Queijo), 205 (Campanhã-Castelo do Queijo), 500 (São Bento-Matosinhos Mercado) e 502 (Bolhão-Matosinhos Mercado) irão utilizar autocarros de grande capacidade (articulados ou de dois pisos), sempre que possível;

- a linha 200 será prolongada à Praça da Cidade do Salvador (Rotunda da Anémona), a exemplo do que acontece no período de verão.

Nestas linhas regulares, além da utilização do Andante (assinatura mensal ou títulos monomodais), a STCP tem disponível o Bilhete de Bordo, que pode ser adquirido junto dos motoristas e que tem um custo de dois euros por viagem.

A empresa relembra que continua a ser obrigatória a utilização de máscara de proteção individual nos transportes públicos.

Condicionamentos de trânsito e de estacionamento na cidade

Como é habitual, a Queima das Fitas obriga a alguns condicionamentos de trânsito e de estacionamento na cidade, principalmente durante o fim de semana e na terça-feira do Cortejo.

Todos os condicionamentos podem ser consultados no documento em anexo.

As alterações de trânsito poderão levar à mudança dos percursos e paragens da STCP, pelo que, oportunamente, será divulgada informação detalhada sobre o assunto na página da operadora de transportes.