Mobilidade

Semaforização integral em cruzamento aumenta segurança na Avenida Marechal Gomes da Gosta

  • Notícia

    Notícia

O cruzamento da Avenida Marechal Gomes da Costa com as ruas de João de Barros e António Galvão, entre as zonas de Cristo Rei e dos Pinhais da Foz, tem agora a proteção integral de semáforos. A medida vem equilibrar os fluxos de trânsito e sobretudo aumentar as condições de segurança de peões e automobilistas. 

Na última década, a avenida que liga a Boavista à Foz teve um aumento significativo do volume de tráfego, sendo que no cruzamento com as ruas João de Barros e António Galvão, pelas suas características físicas e número de movimentos que concentra, foram registados nos últimos anos vários sinistros, nomeadamente atropelamentos. Apesar do modelo de semaforização instalado em 2012 no local, progressivamente melhorado, prevaleciam alguns problemas quanto ao funcionamento e à gestão do tráfego. 

Face ao exposto, e recorrendo à mais recente tecnologia de simulação de tráfego, a Câmara do Porto procedeu à atualização de contagens e à microssimulação de um novo modelo, permitindo deste modo avaliar o potencial efeito da semaforização total do cruzamento.

Como principal impacto, notou-se a otimização dos tempos de viagem dos veículos provenientes das ruas João de Barros e António Galvão e de uma melhoria das condições de atravessamento dos peões, através da criação de uma fase própria de sinal verde.

O Município irá monitorizar nos próximos tempos o funcionamento desta interceção, de modo a poder afinar à realidade as fases simuladas virtualmente.