Ambiente

Seis instituições do Porto receberam certificações Coração Verde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Nesta primeira edição, o evento Coração Verde foi maioritariamente dedicado às instituições educativas e sociais inscritas no Programa Educativo Geração+.

Promovida pela LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, a iniciativa juntou mais de 100 participantes no auditório da Central de Valorização Orgânica da LIPOR. Foram atribuídas 27 novas certificações Coração Verde a instituições sediadas nos oito municípios LIPOR, reconhecendo as práticas de sustentabilidade adotadas pela instituição e o impacto positivo gerado no meio envolvente.

No concelho do Porto as instituições galardoadas foram a Casa Nossa Senhora da Conceição, Associação Nova Aurora, Escola Básica das Condominhas, Escola Básica S. João da Foz, Escola Profissional Bento Jesus Caraça, e Escola Profissional de Campanhã.

Para além da análise aos nove anos de atividade do Programa Educativo Geração+ e da discussão sobre os desafios do futuro, o evento possibilitou a partilha interinstitucional de iniciativas com impacto, e também a identificação de novas metodologias de criação e inovação

O primeiro evento Coração Verde contou com intervenções das instituições inscritas no Programa Educativo Geração+ e do VIVA Lab, entidade parceira. Ricardo Diniz, navegador solitário, partilhou a sua experiência, as dificuldades e as conquistas de quem já fez quase quatro voltas ao mundo, para reforçar junto dos participantes a importância do trabalho em equipa, da resiliência individual e coletiva e da definição de objetivos e de um propósito motivador.

O maior propósito da iniciativa, sublinha a LIPOR, é criar um momento informal de encontro entre parceiros, construindo um espírito de cooperação, que seja influenciador e disseminador de comunidades circulares.