Sociedade

Seis camiões já partiram com ajuda humanitária para a fronteira da Polónia com a Ucrânia

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Em 20 dias já partiram, do Porto, seis camiões com ajuda humanitária à Ucrânia. Hoje saiu mais um, rumo à fronteira da Polónia com a Ucrânia, com 16 toneladas de bens recolhidos. Tudo começou a 8 de março, com o primeiro transporte a sair do quartel do Batalhão dos Sapadores Bombeiros (BSB) do Porto.

A campanha “Somos Todos Ucrânia”, promovida pelos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, prossegue a bom ritmo. Hoje, do quartel do BSB, partiu o sexto camião, depois de, na passada quinta-feira, dia 24, ter partido um outro, também com 16 toneladas a bordo.

Ambos os transportes contam com o apoio da Centromarca, que, a partir de agora, dará todo o auxílio de transporte a esta ação humanitária. A bordo seguem medicamentos, bens alimentares não perecíveis, roupa e outros produtos doados pela solidariedade dos portuenses e não só.

A campanha “Somos Todos Ucrânia”, promovida pelos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, tem como objetivos concertar respostas e organizar as manifestações de auxílio ao povo ucraniano. Disponibiliza uma plataforma (www.somostodosucrania.pt) e uma linha de apoio, com o número 222 090 420, através dos quais é possível aferir as áreas em que a comunidade poderá participar nessa ajuda, nomeadamente: recolha de bens, acolhimento de famílias refugiadas, ofertas para bolsa de emprego e bolsa de serviços.

nas primeiras duas semanas, esta campanha angariou 1.104 ofertas de alojamento e enviou 90 toneladas de donativos.