Cultura

Seis anos do atelier Colonia em exposição no Palacete Viscondes de Balsemão

Uma seleção de 14 pósteres, 7 ficcionais e 7 concretos, que retrata os últimos seis anos do atelier portuense Colönia, vai estar patente, a partir deste sábado, 28 de janeiro, nas duas galerias do salão nobre do Palacete Viscondes de Balsemão, na Praça de Carlos Alberto, no Porto.

Da autoria da designer e diretora criativa da Colönia, Joana Machado, todos os pósteres foram elaborados em 2016, mas num rapport de continuidade entre passado e presente.

Por cada ano - entre 2010 e 2016 - existiu a selecção de um trabalho, para criar uma aproximação que rescreve essa realidade, a saber: 10 The Stamp, Blackware, Fitness, Souvenir, Crica NY, Lawrence, Utopia - pósteres concretos;  ou os ficcionais: Plenty of Ligth, One Year, Untitled, Down to Earth, Narrative Furniture, Abbraccio e In Between.

Este 'landscape' gráfico, que perpassa os 14 pósteres, será acompanhado por uma publicação - presente na inauguração deste sábado, às 17 horas - e um website (www.colonia6years.com).

On And Around Time é, antes de mais, o artigo de Alfredo Cramerotti numa das mais importantes publicações de 2016 da Sternberg Press: The Archive As A Productive Space Of Conflict.

Esta referência encaminhou e possibilitou o reforço de um exercício que já era uma constante na obra de Joana Machado, isto é, a valorização do arquivo enquanto testemunho e depósito de vida em potência.