Mobilidade

Segurança do sistema “kiss & ride” já está à porta do Colégio Alemão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_zona_escolar_nossa_senhora_esperanca_03.JPG

Miguel Nogueira

Os alunos do Colégio Alemão já podem beneficiar de uma maior segurança no momento de chegada às aulas com a implementação do sistema “kiss & ride”, que o município tem feito chegar a cada vez mais zonas de estabelecimentos de ensino, públicos e privados. O objetivo é, até ao final do ano, garantir que o sistema de sinalização se encontra em mais cerca de cinco dezenas de locais.

Depois das zonas escolares da EB 2,3 Irene Lisboa, EB Torrinha, EB João de Deus e EB Paulo da Gama terem beneficiado da medida em abril, aquando do regresso dos alunos ao ensino presencial, o sistema “kiss & ride” ganha agora uma versão bilingue para servir alunos, professores e encarregados de educação do Colégio Alemão do Porto, na Rua de Guerra Junqueiro.

A sinalização consiste numa série de pontos azuis no pavimento em frente às escolas, identificando os locais de circulação de peões e de automóveis. Neste local, os carros não podem exceder os 20km/hora e a paragem é permitida apenas durante dez minutos. A criação destes perímetros procura, ainda, servir de desincentivo à paragem de veículos em segunda fila, garantindo a segurança nas horas de entrada e saída das aulas.

O investimento municipal de aproximadamente 50 mil euros já dotou, desde 2016, outras zonas deste sistema de segurança e o projeto, conhecido como “kiss & ride”, mas formalmente denominado IDEA – Utilização partilhada e eficiente da via pública, foi distinguido este ano pelos Global Mobi Awards PRIO.

Antes das intervenções neste ano letivo, o projeto já foi replicado junto ao Externato Escravas do Sagrado Coração de Jesus; em frente às escolas Fontes Pereira de Melo e Clara de Resende; diante do Colégio de Nossa Senhora da Esperança; Escola Básica Francisco Torrinha; Colégio de Nossa Senhora da Paz; Colégio de Nossa Senhora de Lourdes; na zona da Escola EB 2,3 Dr. Leonardo Coimbra Filho; e diante da Escola Secundária Carolina Michaëlis.

O Município do Porto está a estudar o alargamento da medida às restantes escolas internacionais prevendo-se a elaboração de campanhas em versões bilingues Português - Francês e Português - Inglês.