Sociedade

Segurança do sistema de abastecimento coloca Águas do Porto na vanguarda

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_agua.jpg

Porto.

A empresa municipal Águas e Energia do Porto implementou uma revisão profunda do Plano de Segurança da Água, que estabelece um controlo mais eficaz do sistema, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e da legislação comunitária.

Adotando um caráter preventivo, ao invés do controlo pós-fornecimento, a norma, em vigor desde o mês de abril, distingue-se no que respeita à sustentabilidade e utilização integrada da água – Diretiva Quadro da Água – e coloca a Águas e Energia do Porto (AEdP) na vanguarda nesta matéria.

O Plano de Segurança da Água (PSA) agora implementado foi totalmente reformulado e atualizado face à versão que vigorava desde 2015.

O PSA permite identificar medidas de controlo, planos e ações de melhoria que fortalecem e capacitam a estrutura da AEdP na gestão diária de todo o sistema de abastecimento de água do município, evitando situações que possam colocar em causa o abastecimento aos consumidores. A segurança e a fiabilidade do sistema saem, assim, reforçadas com as medidas implementadas e previstas implementar.

Este documento, obrigatório para todas as entidades gestoras, dota a AEdP de uma ferramenta de índole proactiva na avaliação e controlo do risco, para apoio na tomada de decisão. Esta abordagem de avaliação e de gestão do risco permite maximizar os seus benefícios e assegurar a integridade do sistema, com distribuição de água segura e da confiança do consumidor.

O laboratório da empresa municipal obteve um indicador de “água segura” de praticamente 100% nas 940 análises efetuadas à água de abastecimento público em abril do ano passado.

Para além de garantir a total e excelente qualidade da água distribuída, o Plano de Segurança da Água assegura igualmente que esta é fornecida continuamente, em quantidade suficiente e com a pressão adequada às necessidades dos seus utilizadores.

Desde maio deste ano que a empresa municipal alargou as suas competências à área da Energia, passando a adotar a designação CMPEAE – Empresa de Águas e Energia do Município do Porto – abreviadamente, Águas e Energia do Porto, E.M..