Sociedade

Segunda fase do ciclo 25 X BUÑUEL em cartaz no Teatro Municipal Campo Alegre até 1 de julho

  • Notícia

    Notícia

#DR_O_Fantasma_Liberdade_Luis_Bunuel.jpg

DR

As salas de cinema do Teatro Campo Alegre reabriram no passado dia 11 de Junho, após cerca de três meses de encerramento devido à pandemia do novo coronavírus. Em cartaz até 1 de julho está a segunda fase do ciclo 25 X BUÑUEL.

Um dos filmes em exibição é "O Fantasma da Liberdade (1974)", que se destaca por ser um dos filmes que marca o regresso da filmografia de Buñuel à Europa e à sua colaboração com o produtor Serge Sylberman e com o escritor e argumentista Jean-Claude Carrière, que começaria com Diário de uma Criada de Quarto (1963).

"O Fantasma da Liberdade", de 1974, é mais um lendário êxito comercial do realizador, que pode ver esta semana, no dia 30 de junho, com a possibilidade de escolher entre duas sessões, como acontece neste cartaz dedicado a Buñuel, às 18h30 e às 21h30.

Antes deste filme, pode ainda ver "Labirinto Infernal" (produção franco-mexicana de 1956), no dia 29 de junho, que reúne notável elenco de atores franceses, nomeadamente Simone Signoret, então no auge da sua carreira, e Michel Piccoli, que se tornaria um dos seus grandes amigos e participaria em mais cinco dos filmes deste ciclo.

Em "O Fantasma da Liberdade", como em tantas obras do realizador, não encontramos uma narrativa em especial, mas sim situações surreais, que começam com o fantástico relato que se passou em Toledo, Espanha, em 1808. Um oficial de um exército napoleônico quis levar para a cama uma morta.

Outra situação mostra uma enfermeira vai visitar o pai doente e se hospeda numa estalagem na beira da estrada, onde vê alguns monges rezarem pelo seu pai e depois iniciarem uma animada partida de póquer no seu quarto.

Num outro aposento, uma mulher de meia-idade está acompanhada por um jovem, François de Richemont (Pierre-François Pistorio), e implora-lhe que ele não a veja despida. Mas ele puxa os lençóis, revelando um corpo totalmente jovem. Chocado, sai do quarto para se acalmar e conhece outro hóspede, Jean Bermans, que o convida para uma bebida no seu quarto.

Veja aqui a programação detalhada e os filmes em exibição.