Economia

Segunda edição do Summer OpPORTOnities aumenta número de estágios para jovens

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Arrancam em julho os primeiros estágios do Summer OpPORTOnities. Na segunda edição, o Programa Municipal de Imersão em Mercado de Trabalho vai potenciar o primeiro contacto de 49 jovens com empresas a operar na cidade. Comparticipação municipal supera os 63 mil euros e o apoio foi aprovado pelo Executivo Municipal na reunião da passada segunda-feira, com a abstenção do Bloco de Esquerda.

Aumentou o número de estagiário, assim como o número de empresas que os vão receber. Entre julho e agosto, 28 empresas nas áreas de Hotelaria/Turismo, Recursos Humanos/Marketing, Formação/Educação, Consultoria de Gestão, Tecnologias da Informação/Engenharia e Logística/Serviços “terão a possibilidade de identificar precocemente talento nas respetivas áreas de atuação”.

Os 49 jovens – entre os 18 e os 21 anos – são estudantes ou residentes na cidade e foram selecionados de um universo de mais de 200 candidaturas rececionadas. Vindos de áreas como a Economia, o Direito, a Engenharia Informática, o Turismo ou mesmo a Fisioterapia e a Biologia, irão receber uma bolsa de estágio assumida pelo Município do Porto.

Às empresas caberá assumir o valor do subsídio de alimentação, assim como do seguro de acidentes de trabalho.

Depois de uma primeira edição piloto com “um grande sucesso”, através da qual, referia, no final do programa, o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, “quisemos dar aos jovens a oportunidade de desenvolver, em contexto profissional, competências que os tornem mais aptos para integrar o mercado de trabalho no futuro”, o Município decidiu reforçar o investimento na segunda edição do Summer OpPORTOnities.

Os contratos de estágio foram assinados na tarde desta sexta-feira, num momento, que, além da possibilidade de abrir as portas ao networking entre jovens e empresas, ofereceu dois workshops de arranque do programa, ambos dedicados à integração profissional e dinamizados pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.