Economia

Segunda edição do programa de estágios para jovens com apoio reforçado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_jovens.jpg

Filipa Brito

Os meses de verão trarão de volta o Programa Municipal de Imersão em Mercado de Trabalho. Desenvolvido para promover a aproximação dos jovens à realidade empresarial na cidade através de estágios profissionais, o Summer opPORTOnities terá um orçamento na ordem dos 80 mil euros. Proposta foi aprovada, com a abstenção do deputado do Bloco de Esquerda, na reunião privada de Executivo desta segunda-feira.

O programa integra a estratégia do Município do Porto em “promover a captação e a retenção de talento em domínios que promovam a atração de investimento e a dinamização da economia da cidade e da região”, lembra a proposta, assinada pelo vereador da Economia, Emprego e Empreendorismo.

Ricardo Valente acrescenta a missão de “fomentar a qualificação dos recursos humanos nas áreas mais estratégicas para os investidores e para as empresas estabelecidas, privilegiando setores de maior valor acrescentado para a economia local”, assim como o desenvolvimento de “ações inovadoras no âmbito da formação e do desenvolvimento vocacional e de carreira ao longo da vida”.

As inscrições para a segunda edição, tanto para os jovens, como para as empresas, estão abertas até 16 de abril.

Outros esclarecimento adicionais sobre o programa estarão disponíveis através do endereço de correio eletrónico dmtpe@cm-porto.pt ou do número de telefone 223 392 360.

Na primeira edição, o Summer opPORTOnities envolveu 30 jovens e 22 empresas, tendo o Município do Porto “assumido o pagamento de bolsas de estágio em função do nível de qualificação dos jovens, refeição ou subsídio de alimentação, prémio do seguro de acidentes de trabalho e despesas de transporte”.

Além disso, o programa assegura os encargos das entidades promotoras dos estágios na sua implementação. O investimento total superou os 32 mil euros.