Educação

Segunda edição do programa de capacitação Power Code já arrancou

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O programa de capacitação para o desenvolvimento de competências em programação, destinado a um público mais jovem, que esteja a enfrentar dificuldades em entrar no mercado de trabalho ou desempregado, está de regresso. A nova edição conta com um total de 17 participantes.

A sessão de abertura decorreu esta manhã, na Casa do Infante, na presença do vereador da Educação, Fernando Paulo.

Promovido pelo Município do Porto, o programa Power Code consiste num processo de capacitação inovador, de natureza intensiva, através do qual os participantes são capacitados na utilização das bases de código e programação essenciais para se tornarem programadores qualificados e capazes de ingressar no mercado de trabalho.

A iniciativa, que teve a sua primeira edição em 2020, continua, por isso, a desbravar caminho e a promover a capacitação em competências de programação informática, considerando que existe atualmente uma grande necessidade de formar programadores na área das Tecnologias de Informação, correspondente a uma oferta de emprego crescente no setor.

Tem como objetivo a reconversão profissional, primordialmente, de jovens em situação NEET (jovens que não trabalham, não estudam nem seguem uma formação) e desempregados de longa duração.

Além da formação propriamente dita, o programa de capacitação Power Code assenta num acompanhamento de proximidade, numa lógica de tutoria, que inclui o apoio na organização dos respetivos CV, portefólios e outros documentos de apresentação e procura de emprego. A equipa de profissionais responsável pelos 17 formandos estará ainda encarregue de traçar perfis individualizados para facilitar o matching (correspondência) entre os participantes e os potenciais empregadores.

Adicionalmente, serão criados estágios em contexto real de trabalho, de forma a reforçar as competências técnicas e transversais dos participantes, condições essenciais para a sua rápida inserção no mercado de trabalho.

A segunda edição do Power Code irá, também, decorrer numa modalidade à distância, mas sempre em estreita articulação com a equipa de formadores e tutora da Rumos – empresa portuguesa de formação e certificação técnica do grupo “Rumos - Knowledge Sharing”, responsável por dinamizar o programa, bem como com a equipa da Cidade das Profissões.

O Power Code é desenvolvido pelo Município do Porto, através da Cidade das Profissões, no âmbito do Programa Integrado de Inovação e Experimentação Social e de Animação Territorial do Porto - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa (AIIA).