Sociedade

Segunda edição do "Porto_4_All" chegou ao fim com excelentes resultados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A segunda edição do projeto municipal "Porto_4_All" contou com a inscrição de 56 pessoas migrantes, tendo sido aceites 30 no programa de capacitação e evento final de recrutamento e networking. A este nível registou-se um aumento no número de empresas inscritas (46), com 66 representantes registados.

Esta edição teve início em junho, com a realização de uma sessão informativa destinada aos técnicos das instituições que integram a Rede Social do Porto e que atuam com pessoas migrantes. Com esta sessão pretendeu-se uniformizar o nível de informação destes profissionais e criar um espaço para esclarecimento de dúvidas e estreitar de relações com as entidades de referência nesta área de atuação.

Em julho decorreu a conferência "Integração Profissional de Migrantes" destinada às empresas (representantes e recrutadores) com o objetivo de sensibilizar para a integração profissional deste público em específico, bem como informar sobre medidas existentes à disposição das empresas direcionadas à contratação de migrantes. Foram também esclarecidas questões jurídicas e práticas na contratação deste público em específico.

Já em setembro decorreu o processo de capacitação de 30 pessoas migrantes, potenciando às suas competências de empregabilidade e ainda ao esclarecendo questões práticas e jurídicas. Este processo foi dinamizado, pela primeira vez, em português e em inglês. Estas sessões contaram com uma mesa-redonda com o tema "O que valorizam as empresas na hora de contratar?".

É objetivo deste projeto promover a informação atualizada aos técnicos que trabalham com este público específico no terreno, bem como sensibilizar os empregadores sobre as medidas de apoio à contração e questões legais e jurídicas a considerar na hora de contratar. O projeto aposta na capacitação dos migrantes, fornecendo ferramentas para uma abordagem ao mercado de trabalho mais eficiente.

Coordenado pelo Município, desde a primeira edição (em 2021) que o projeto conta com vários parceiros, ativamente envolvidos na definição da estratégia definida. São eles o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Alto Comissariado para as Migrações (ACM), CESAE Digital- Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS Portugal).