Política

Sebastião Feyo de Azevedo é o novo presidente da Assembleia Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O antigo reitor da Universidade do Porto foi eleito nesta quarta-feira para liderar a Assembleia Municipal durante os próximos quatro anos. Sebastião Feyo de Azevedo, nome apresentado pelo PSD, contou com o apoio do movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto.

Com o voto de 30 dos 46 deputados municipais, Sebastião Feyo de Azevedo foi eleito nesta quarta-feira como presidente da Assembleia Municipal. O antigo reitor da Universidade do Porto sucede no cargo a Miguel Pereira Leite, após entendimento entre o movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto e o PSD. O candidato socialista à presidência da Assembleia Municipal, Alberto Martins, recolheu 16 votos.

Nesta primeira reunião após o ato de instalação, que decorrera momentos antes no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, a assembleia elegeu ainda como 1.º e 2.º secretários da Mesa as deputadas Isabel Menéres Campos e Carla Afonso Leitão, ambas da lista Rui Moreira: Aqui Há Porto, com 30 e 29 votos, respetivamente.

“A minha primeira palavra é de saudação a todas e a todos os portuenses. Tenho um sentimento de profunda responsabilidade e não menor honra neste momento de início de funções como presidente da Assembleia Municipal. Agradeço a confiança que esta assembleia depositou nas minhas capacidades. Este é um momento muito marcante da minha existência”, começou por afirmar Sebastião Feyo de Azevedo, no discurso que encerrou a reunião.

Admitindo que as palavras saíam “diretamente do coração”, o novo presidente da Assembleia Municipal garantiu “total cooperação institucional, franca e transparente, com o Executivo. Desejo a todos as maiores felicidades no exercício dos cargos, unidos que estamos neste objetivo maior de servir os portuenses”. “O meu compromisso é o de trabalhar com total entrega, no limite das minhas capacidades, para o bem comum dos nossos cidadãos, da nossa cidade, e de Portugal. Temos a sorte de sermos cidadãs e cidadãos de uma cidade excecional”, acrescentou.

Sem deixar de destacar o “trabalho e posicionamento exemplar de quase oito anos do presidente cessante, Miguel Pereira Leite, que honrarei e respeitarei”, Sebastião Feyo de Azevedo salientou o papel da Assembleia Municipal enquanto “fórum por excelência do debate da cidade, tendo um importante papel na construção de pontes e na procura de convergências em favor dos portuenses.”

“Quero contribuir, com esta Assembleia Municipal, no quadro das suas responsabilidades legais, em diálogo democrático aberto, particularmente com os grupos municipais, em diálogo e articulação com o Executivo municipal, em proximidade com os portuenses, para que a qualidade de vida dos portuenses melhore, o que tanto é preciso. Como quero, com esta Assembleia, contribuir para que Portugal ultrapasse as gravíssimas dificuldades existenciais que todos sentimos e percebemos”, concluiu.

Sebastião Feyo de Azevedo desempenhou funções como Reitor da Universidade Portucalense Infante D. Henrique entre novembro de 2019 e setembro de 2021. Anteriormente, tinha sido Reitor da Universidade do Porto (2014-2018) e diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2010-2014).

Em 2013, foi o primeiro português a ser distinguido com a Medalha Dieter Behrens – o mais importante galardão da Federação Europeia de Engenharia Química – pela sua atividade científica internacional. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agraciou-o com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública em 2018.

A nova composição da Assembleia Municipal é a seguinte:

  • Movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto – 15 deputados;
  • Partido Socialista – 8;
  • Partido Social Democrata – 8;
  • CDU – Coligação Democrática Unitária – 3;
  • Bloco de Esquerda – 3;
  • PAN – Pessoas Animais Natureza – 1;
  • Chega – 1.

Este órgão municipal integra ainda os presidentes de Junta de Freguesia eleitos: 5 do movimento Rui Moreira: Aqui Há Porto (Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; Ramalde; Lordelo do Ouro e Massarelos; Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória; Bonfim), 1 do PS (Campanhã) e 1 do PSD (Paranhos).

Assista aqui, na íntegra, à primeira reunião da Assembleia Municipal após o ato de instalação.