Cultura

“Se eu vivesse tu morrias” e Lena d’ Água encerram mais um mês de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os próximos dias 21 e 25 de abril são dias de Cultura em Expansão. Na primeira data será apresentada a peça “Se eu vivesse tu morrias”. em Campanhã; na segunda, em jeito de celebração, Lena d’ Água atua na Bouça.

Com direção artística de Miguel Castro Caldas, “Se eu vivesse tu morrias” explora um dos limites do teatro: o texto. Disponibilizando o texto ao mesmo tempo que a sua representação, os espectadores são convidados a alternar entre a leitura e a visão do espetáculo. Com um título tirado do pseudo-epitáfio de Robespierre – “Passante, não chores a minha morte, se eu vivesse tu morrias.” –, o espetáculo pretende evidenciar a não-presença, a fantasmagoria, o acontecimento que não permite dizer “Aqui e Agora”, pedindo “ajuda ao texto que nos leve nesta viagem de morte”. A peça chega agora à Associação Nun’Álvares de Campanhã, na quinta-feira (21 de abril), às 21,30 horas.

Já em jeito de celebração do feriado de 25 de abril, a Associação de Moradores da Bouça dá palco a Lena d’ Água, que traz consigo um dos regressos mais festejados da música nacional: o álbum “Desalmadamente”. Lançado em 2019, o registo valeu-lhe o reconhecimento do público e da crítica, com a conquista de diversos prémios, entre eles, os Prémios Play (Prémios da Música Portuguesa) em 2020, na categoria de Melhor Artista Feminina e Prémio da Crítica e o prestigiado Prémio José Afonso, em 2021. Nesta atuação, que decorrerá na próxima segunda-feira, às 17 horas, aos êxitos do seu mais recente disco juntar-se-ão alguns dos seus maiores sucessos, como “Robô”, “Sempre que o amor me quiser”, “Dou-te um doce” ou “Demagogia”.

Ambos os espetáculos têm entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local da sua realização, a partir de uma hora antes do seu início.

Encerrando desta forma mais um mês de programação, durante maio, o Cultura em Expansão inclui na sua agenda as atuações de Joana Sá & Henrique Sá Fernandes e do Grupo Operário do Ruído, sob direção de Ignaz Schick na Bouça; o cine-concerto de João Lima, Inês Meira & Manuel Brásio em torno de Karl Valentin e a apresentação de “Arca” de Ana Deus & Paulo Ansiães Monteiro em Miragaia; mais uma sessão do projeto “TRIC”, desta vez com Cristina Taquelim e Thomas Bakk, e a apresentação de “NinaNinar”, de Telma Pereira, Carlos Garcia & Ariel Pinheiro, em Campanhã; e ainda a apresentação do espetáculo “Palmira”, de Anabela Almeida & Sara Duarte, na Pasteleira.