Sé do Porto acolhe exposição "Santuários Marianos de Portugal"
Porto.
Notícia
A exposição fotográfica "Santuários Marianos de Portugal", inaugurada na Sé do Porto, no dia 23 de julho, dá a conhecer os templos dedicados ao culto de Maria que existem de norte a sul do país, bem como nos arquipélagos da Madeira e Açores. Para a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, a mostra celebra o "rico património cultural e religioso do nosso país".
Até 30 de setembro, a exposição, que está sediada nos claustros da Sé do Porto, mostra aos visitantes a diversidade arquitetónica e as envolventes de cada santuário. Além disso, promove "uma viagem espiritual e uma celebração do rico património cultural e religioso do nosso país, destacando a importância dos santuários marianos como locais de devoção e fé que atraem muitos visitantes, anualmente", sublinhou a vereadora do Turismo, durante a inauguração.
Na ótica de Catarina Santos Cunha, "ao trazer esta exposição para o coração do Porto, reforçamos o papel da cidade como um destino cultural de excelência, enriquecendo o panorama turístico e cultural local", ao mesmo tempo que se fomenta "um maior entendimento e apreciação dos santuários marianos e do património religioso português, reafirmando o compromisso do Porto em valorizar e divulgar a nossa identidade cultural".
Parte integrante da Cidade da Alegria
A exposição foi concebida pelo Grupo de Projeto para a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ) para ser parte integrante da Cidade da Alegria, espaço de acolhimento de milhares de peregrinos que participaram na JMJ.
Na inauguração na Sé do Porto estiveram presentes o bispo auxiliar da Diocese do Porto, D. Vitorino Soares, o presidente da Comissão do Património do Cabido Portucalense, o cónego Adélio Pinto Abreu, o reitor do Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada, o padre Vasco Soeiro, e o curador da exposição, José Sá Fernandes.
A entrada na exposição fotográfica tem o custo de três euros, sendo que os visitantes da Sé do Porto têm acesso livre.
Em Portugal, o culto a Nossa Senhora remonta à fundação da nacionalidade e deu origem a mosteiros, ermidas, igrejas ou santuários que são palco de celebração e festas concorridas. Como tal, a maioria das catedrais é dedicada a Santa Maria, como é o caso das do Porto, Viseu, Lisboa ou Évora.
Destacam-se o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, o Santuário de Nossa Senhora da Penha, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a Sé Catedral do Porto, a Sé Velha de Coimbra, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha, a Sé Catedral de Lisboa ou o Mosteiro dos Jerónimos.