Sociedade

ScaleUp Porto lança mapa dinâmico com ecossistema tecnológico da região

  • Notícia

    Notícia

mapa_scale_up.jpg

A iniciativa municipal ScaleUp Porto acaba de lançar uma nova plataforma informática que mapeia o ecossistema de tecnologia da cidade, considerado o terceiro com maior crescimento no continente europeu, de acordo com um relatório publicado no final de 2018 pela Atomico, uma das maiores firmas de investimento na Europa.

Na plataforma está reunida de forma automatizada e contínua toda a informação disponível publicamente sobre startups, scaleups, grandes empresas, investidores, incubadoras e aceleradoras da região. Para além dessa informação, a ferramenta permite a aplicação de filtros de interesse para pesquisa, assim como apresenta ferramentas de visualização de informação e análise de tendências.

Nesta fase inicial, já se encontram mapeadas na plataforma mais de 300 startups e scaleups, 12 investidores, 14 incubadoras e aceleradoras e 23 espaços de trabalho da região.

A ferramenta vem cumprir também as bases do Manifesto ScaleUp e acompanhar a evolução que a região do Porto protagoniza neste setor, permitindo que novas atividades sejam desenvolvidas com maior impacto. É igualmente uma fonte atualizada de informação útil para posicionamento e estudos internacionais nestas matérias.

A plataforma foi lançada em parceria com a Dealroom, o que permite uma manutenção regular da informação, assim como ligação a outros ecossistemas europeus, sendo que a comunidade é convidada a reivindicar a sua posição no mapa, disponibilizando mais informação ao restante ecossistema. O uso da ferramenta é intuitivo, mas caso exista alguma dificuldade, as entidades podem entrar em contacto para hello@scaleupporto.pt.

Recorde-se que a iniciativa ScaleUp Porto, lançada em 2015, visa apoiar o crescimento das startups tecnológicas locais com potencial para escalar internacionalmente e pretende posicionar a cidade como um espaço aberto à criatividade, à inovação e ao empreendedorismo. É um projeto da Câmara do Porto em parceria com a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto, o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e a Agência Nacional de Inovação.

+Info: Mapa do Ecossistema Tecnológico da Cidade