Economia

ScaleUp Porto e UPTEC promovem reuniões online entre empresas e startups

  • Notícia

    Notícia

#fib_Doing_Business.jpg

Filipa Brito

Está a aproximar-se a quinta edição da iniciativa "Doing Business", organizada pelo ScaleUp Porto e, desta vez, em parceria com a UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Dado o contexto atual, a atividade transita para o mundo digital e conta com mais de 30 organizações disponíveis para conhecer os produtos e serviços inovadores desenvolvidos pelas startups da cidade e da região. As candidaturas para acesso às reuniões decorrem até ao dia 20 de abril. 

O mundo empresarial enfrenta neste momento um período de elevada incerteza e grandes desafios, colocando à prova a verdadeira capacidade de adaptação dos empreendedores. Mais do que nunca, é reforçada a importância da inovação e da tecnologia na resposta a desafios, que tomam agora uma dimensão sem precedentes e exigem trabalho em conjunto e em colaboração.

Nos últimos anos, no contexto da iniciativa Doing Business do ScaleUp Porto, o Município do Porto tem vindo a promover reuniões de negócios entre organizações mais estabelecidas e startups, no sentido de estimular o desenvolvimento de parcerias e a realização de negócios.

Nesta edição, há duas novidades. A primeira, relacionada com a parceria estabelecida com a UPTEC, pretendendo assim o ScaleUP Porto aumentar e diversificar o conjunto de empresas envolvidas. Por outro lado, Doing Business esta será a primeira vez que a iniciativa assume o formato digital, mudança que foi muito bem acolhida pelas mais de 30 organizações confirmadas, que vêm de áreas como a Saúde, Mobilidade, Banca, Comunicações, Retalho, Energia, entre outras.

"Faz parte da nossa missão facilitar a criação de oportunidades para as empresas e para os empreendedores. Assim como as empresas se estão a adaptar, também nós o estamos a fazer para podermos continuarmos a entregar valor ao ecossistema, e esta atividade é exemplo disso", afirma Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente.

As organizações dão assim um sinal positivo às startups, quanto ao seu interesse em continuarem a explorar inovações e tecnologias para as suas empresas, numa época em que este tipo de colaboração é determinante para a continuidade do ecossistema de empreendedorismo.

Para terem acesso às reuniões, as startups devem candidatar-se até dia 20 de abril no website do ScaleUp Porto, onde poderão conhecer as áreas de interesse e os desafios propostos por estas organizações, que selecionarão as novas empresas tecnológicas com quem é mais pertinente reunir.

As startups terão também acesso a um conjunto de conferências online - "Road to Doing Business" - onde poderão explorar dicas e ferramentas para otimização e aumento da probabilidade de sucesso destas reuniões, abordando temas como negociação, pricing (preço) ou estratégia.

Nas edições anteriores, o Doing Business promoveu no total 327 reuniões entre 40 organizações e 55 startups.