Inovação

ScaleUp Porto cria 120 novas oportunidades para startups e investidores internacionais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_formacao_online.jpg

Trinta empresas startup – 19 nacionais e 11 holandesas – e 10 investidores (business angels e empresas de capital de risco) juntaram-se para encontrar e criar novas oportunidades de investimento. Em formato online, o evento “Hangout with VCs” (correspondendo VC a Venture Capital, capital de risco) é uma iniciativa conjunta do ScaleUp Porto, da homóloga StartUp Amsterdam, e da holandesa TheNextWeb (TNW).

O propósito foi pôr em contacto startups em fase inicial de desenvolvimento (seed ou late seed) e investidores, de acordo com uma análise prévia de compatibilidade assegurada pela organização tendo por base as candidaturas recebidas. Desta forma, foi possível aumentar a exposição destas empresas junto de entidades dispostas a partilharem o risco e ajudarem no seu processo de crescimento. No total, realizaram-se 120 ligações entre 30 startups (19 nacionais e 11 holandesas) e 10 investidores (business angels e empresas de venture capital).

Na reunião por videoconferência, participaram também Johan van Mil, cofundador e managing partner da Peak Capital, e Adão Oliveira, investment manager na Portugal Ventures, para apresentar os ecossistemas de Amesterdão e do Porto, respetivamente, numa perspetiva de desenvolvimento de um ecossistema de empreendedorismo pan-europeu mais forte.

A iniciativa enquadra-se no esforço continuado da Câmara do Porto, através do ScaleUp Porto, de promover e apoiar o empreendedorismo da cidade com base na premissa de que o trabalho em rede, a uma escala europeia, trará melhores resultados para todas as partes envolvidas.

O vice-presidente e vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, salienta que “enquanto outros ecossistemas têm uma escala natural, o mercado europeu está bastante fragmentado e regista alguns desafios na sua competitividade global. Para contrariar este cenário, é fundamental trabalhar em rede, implementando iniciativas que fomentem a inovação e acelerem o acesso a oportunidades”. O responsável acrescenta ainda que “ao fazê-lo, vamos poder utilizar, recolher, disponibilizar e partilhar informação para melhorar a tomada de decisão e facilitar o trabalho das entidades dos nossos ecossistemas, incluindo as startups”.

Numa perspetiva de partilha de conhecimento e aprendizagem, a organização promoveu, nas semanas anteriores ao “Hangout with VCs”, a realização de pequenos eventos online - “Meetups” - durante os quais as startups tiveram oportunidade de ouvir e questionar empresas investidoras sobre qual a melhor forma de apresentarem aos seus projetos e gerirem as relações com os seus parceiros de investimento.

O desenvolvimento de ligações entre o ecossistema de empreendedorismo do Porto e investidores internacionais tem vindo a ser desenvolvido desde 2016. No ano passado, o ScaleUp Porto já havia participado num dos maiores eventos tecnológicos que acontece na Europa, TNW Conference 2020.

A colaboração com a TNW e a Startup Amsterdam pretende tirar partido de uma rede mais alargada de empresas e investidores, escalando a ambição da iniciativa. Esta parceria é, ainda, resultado do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela rede SCALE.cities, focada no papel catalisador das cidades no desenvolvimento do ecossistema europeu de empreendedorismo.