Desporto

Sara Moreira e Rui Teixeira vencem no regresso da corrida de S. Silvestre

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Sara Moreira e Rui Teixeira venceram, este domingo, a 27.ª São Silvestre Cidade do Porto. Depois de ter sido adiada devido às restrições sanitárias provocadas pela pandemia, a corrida com mais tradição do Porto voltou a trazer milhares de participantes à baixa da cidade. A última edição, presencial, tinha decorrido em 2019.

Uma edição que ficará na história, já que a atleta do Sporting tornou-se recordista feminina da prova, ao vencer pela quinta vez (2008, 2009, 2015, 2018 e este ano). Sara Moreira percorreu o trajeto de 10 quilómetros em 34.49 minutos e ultrapassou as quatro vitórias de Fernanda Ribeiro. No segundo e terceiro lugares ficaram, respetivamente, Laura Silva, do Clube Desportivo S. Salvador do Campo, e Raquel Sampaio, da União Desportiva da Várzea.

Na prova masculina, Rui Teixeira, também do Sporting, cortou a meta em primeiro lugar, com 29.52 minutos, repetindo o triunfo de 2015. Ficou à frente de Davide Silva, do Sporting de Braga, e Hermano Ferreira, da Escola de Atletismo de Coimbra.

Mas a São Silvestre faz-se, para além da competição, de muita festa e prazer em participar. A animação não faltou, com mais de 7500 pessoas a participar em grupos de amigos ou em família, nos 10 quilómetros de prova ou na caminhada de cinco quilómetros.

A cerimónia de entrega de prémios contou com participação da vereadora da Educação, Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo, de uma representante da principal patrocinadora da prova, Isabel Rocha, do treinador de futebol André Villas-Boas e da ex-atleta e anterior recordista vencedora da prova, Fernanda Ribeiro.