Cultura

Sara Anjo apresenta “Ilhas – uma constelação” na Pasteleira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Vera_Marmelo_Ilhas_Uma_Constelacao.JPG

Vera Marmelo

Programa municipal Cultura em Expansão apresenta espetáculo de dança, no sábado, no auditório da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência/Torres.

O próximo espetáculo do Cultura em Expansão acontece neste sábado, 17 de julho, e traz dança à Pasteleira. Em palco, a coreógrafa e bailarina Sara Anjo apresenta a sua performance “Ilhas – uma constelação”, explorando os elementos de vibração, pulsação e andamento. Partindo da ideia de que a ilha é um corpo rodeado de mar e vive embalada pela alternância das marés, o espetáculo aborda o imaginário da viagem e da geografia insular, numa história que coloca este tipo de território como palco de fascinantes viagens e fundamental para pensar as mais exuberantes utopias e as mais obscuras distopias.

O espetáculo terá lugar no auditório da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência/Torres, às 19,30 horas, e à semelhança de todos os eventos do Cultura em Expansão tem entrada gratuita, mediante o levantamento de bilhete a partir de duas horas antes do início da récita.

Com programação prevista até dezembro, o programa municipal Cultura em Expansão apresenta ainda, no próximo fim-de-semana, o resultado do trabalho de duas residências artísticas. A 23 de julho, a Associação de Moradores da Bouça recebe, a partir das 19,30 horas, a atuação da multi-instrumentista Ka Baird com a harpista Angélica Salvi, numa atuação única resultante do trabalho de colaboração que está a ser desenvolvido entre as duas artistas, e que surge como uma oportunidade única de junção de duas vozes com abordagens similares, na descoberta de novos caminhos musicais e expressivos.

Já nos dias 24 e 25 de julho, às 17 horas, a Casa das Glicínias dará palco ao espetáculo “BRADO – Encontro de Vozes em Cigano Canto”. Criado por Margarida Mestre, performer e criadora na área da voz, em colaboração com as comunidades dos bairros do Lagarteiro e Contumil, no Porto, este espetáculo parte do canto cigano, tendo nele o seu foco, pretendendo dar lugar a vozes que penetram espaços deixados vazios, tornando-as mais amplas e audíveis a espectadores não habituais e devolvendo a estas comunidades a escuta da sua identidade, que aqui se torna protagonista.

A programação completa do Cultura em Expansão 2021 está disponível no website do programa.