Proteção Civil

Sapadores Bombeiros treinam cenários de catástrofe em Espanha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) do Porto participou nas Jornadas Internacionais de Intervenção em Catástrofes de Torrejoncillo, em Cáceres, Espanha, que decorreram de 6 a 8 de maio.

O BSB esteve representado pela equipa de BREC (Busca e Regaste em Estruturas Colapsadas) e pela Unidade Cinotécnica, em conjunto com a Policia Municipal do Porto.

A participação neste encontro permitiu aos elementos dos BSB a interação com as restantes entidades em cenários de catástrofes com várias vítimas. Para além de outras iniciativas, do programa fez parte um exercício/simulacro do tipo LiveX de 24 horas ininterruptas com vítimas reais e caraterizadas.

De referir que estes elementos realizaram nove situações operacionais em diferentes cenários, nas valências de busca em escombros, resgate em altura, espaços confinados e buscas em grandes áreas.

As jornadas foram organizadas pela ONGD Bomberos sin fronteras e tiveram a participação de equipas de vários pontos de Espanha, nomeadamente Cáceres, Málaga, Barcelona, Sevilha e Guarda Civil Espanhola de Montanha.