Proteção Civil

Sapadores Bombeiros estão a descontaminar todo o edificado municipal com atividade neste período

  • Notícia

    Notícia

O Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto (BSB) está a realizar, desde a passada segunda-feira, uma ação decisiva na descontaminação preventiva do edificado municipal que teve ocupação durante o Estado de Emergência, por forma a preparar o regresso. O plano, ainda em execução, conta com a intervenção da Equipa de Matérias Perigosas da corporação.

Esta equipa, que detém o conhecimento e equipamentos necessários para intervir em cenários de ameaça biológica, como é o caso do vírus COVID-19, tem utilizado vários tipos de material descontaminante, nomeadamente à base de cloro ou etanol, químicos adequados aos vários espaços e equipamentos a descontaminar.

No rigoroso plano de descontaminação, a intervenção passa, numa primeira fase, pelo edificado municipal que manteve atividade durante todo este período de confinamento, ainda que com o número de trabalhadores tenha sido reduzido ao estritamente necessário e tenham sido encerrados os serviços de atendimento presencial ao público.

Assim, consta da lista de espaços que estão a ser descontaminados os Paços do Concelho, o Gabinete do Munícipe, outras dependências municipais localizadas em várias zonas da cidade, como a Quinta da Bonjóia, onde funcionam os serviços de coesão social, as instalações da Polícia Municipal, cemitérios, o Viveiro Municipal, os serviços municipais localizados no interior do Parque da Cidade, entre outros, estando ainda prevista intervenção semelhante nas empresas municipais.

Além deste trabalho maturado e minucioso, o Batalhão de Sapadores Bombeiros mantém a vigilância, monitorizando todo o edificado municipal.