Sociedade

São João, uma tradição que o Porto renova todos os anos e onde cabem todos

  • Notícia

    Notícia

#mno_sao_joao_varanda_fogareiro.jpg

O Porto afirmou, mais uma vez, que é a cidade onde a tradição e a modernidade sabem conviver e valorizar-se mutuamente: a festa do São João trouxe milhares para as ruas, juntando diferentes idades, credos e nacionalidades para celebrar um santo tão popular que ninguém sabe dizer onde acaba o religioso e começa o pagão. Nem é importante.

Manjericos e sardinhas, feveras e copo cheio, luzes, alho porro, martelos e música são ingredientes de que o Porto não prescinde e que com todos partilha, numa declaração anual de alegria e hospitalidade, de valorização das suas tradições que só têm razão de existir e ser preservadas se forem para todos, como são.

O São João - de popularidade internacional e um dos santos mais celebrados na Europa - é também o veículo que faz o Porto chegar mais longe, pois não há festejos sanjoaninos com os do Porto.

Isso mesmo se notou durante o fim de semana nas ruas, nos bairros, nas praças, em qualquer local aonde chegou a festa que "casa" o fervor da devoção com o calor da celebração e que a ninguém deixa indiferente. Ora veja: