Sociedade

“São João, tiveste saudades nossas?”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_sao_joao_copos.jpg

DR

O São João regressa neste ano às ruas, aos bairros, às varandas e aos terraços, aos recantos mais ou menos conhecidos da cidade do Porto. O vídeo promocional das festas apela à saudade e estabelece um diálogo entre o passado e o futuro da maior festa da cidade.

A campanha promocional do São João do Porto, disponível a partir desta semana, convida assim ao desejado reencontro da cidade com as suas tradições populares, combatendo a saudade que se apoderou da população.

A partir desta ideia, o espectador é transportado para a atualidade, através de um verdadeiro arraial popular realizado no Pátio do Bonjardim, em pleno centro histórico da cidade.

O vídeo, com produção e realização do coletivo a-tundra, reúne 25 pessoas, de diferentes idades, latitudes, contextos culturais, numa festa onde as tradições convivem com as novas dinâmicas da cidade, onde o antigo e o moderno se cruzam, onde os mais velhos e os mais novos vivem com intensidade de um dos eventos mais importantes da cidade.

O vídeo é pautado por um sentimento comum, expresso através do slogan escolhido para a campanha: “Tivemos saudades tuas… E tu, São João, tiveste saudades nossas?”

Pode ser visto nas diferentes plataformas da autarquia e da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto.